Texto: Marcos Camargo
Vendas abaixo do esperado levaram a Chevrolet a aplicar um forte desconto no Equinox EV, cerca de um ano após o lançamento do SUV elétrico no país. Apresentado em outubro de 2024 por R$ 419 mil, o modelo chegou a R$ 440.190 no início deste ano, mas agora é oferecido por R$ 349.990, segundo o site oficial da marca.
Mesmo em um nicho restrito, o Equinox EV não conquistou o público. De acordo com dados da ABVE, apenas 28 unidades foram emplacadas em 2025 até agora. A concorrência acirrada, com opções como Volvo C40, EX40, Zeekr X e até o BMW X1 elétrico, tem dificultado o desempenho comercial do SUV da Chevrolet.
Plataforma Ultium e desempenho
Diferente do Equinox a combustão, o elétrico utiliza a plataforma Ultium, base da nova geração de elétricos da GM. Com 4,84 metros de comprimento, o modelo vendido no Brasil é equipado com dois motores — um em cada eixo — que entregam 292 cv e 46 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,8 segundos, desempenho próximo ao do Blazer EV RS, que também é comercializado no país.
Autonomia e recarga
A bateria de 85 kWh garante 443 km de autonomia no ciclo do Inmetro. Em carregadores de corrente alternada (AC) de até 22 kW, a carga completa leva cerca de 4h45. Já em estações de corrente contínua (DC) de até 150 kW, o tempo para ir de 15% a 80% é de aproximadamente 48 minutos.
Equipamentos e tecnologia
O Equinox EV traz pacote completo de assistentes de condução, incluindo piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e câmeras 360°. O interior conta com painel digital de 11 polegadas e central multimídia de 17,7 polegadas com Google Built-In, que permite o uso de recursos como o Google Maps diretamente no quadro de instrumentos.