Testamos por 700km o hatch turbo mais bem equipado do país
texto & fotos: Marcos Camargo
O Chevrolet Onix foi durante quatro anos e meio o carro mais vendido do país. Na troca de geração veio crescendo nas vendas até que a pandemia fez a GM perder o ritmo, a concorrência acelerar e o Onix perder seu reinado. Embora ele não tenha retomado a liderança, o Onix segue como um dos carros mais vendidos do mercado nacional atualmente ocupando a segunda posição atrás do Polo. Mas ele ainda é competitivo? Quanto custa? Desta vez avaliamos a versão 1.0 turbo Premier, a mais equipada, com motor 1.0 turbo de 116cv e câmbio automático por R$ 117,4 mil.
Os preços da linha Onix 2024 começam na faixa de R$ 86.150 na versão 1.0 MT aspirada e chega a R$ 117.480 na versão Premier que traz itens que os concorrentes não tem como Wi-Fi a bordo, sistema OnStar, multimídia de alta resolução incluindo boa câmera de ré, alerta de ponto cego e carregador de celular sem fio no console.
Estilo sem mudanças
O Chevrolet Onix 202 tem seis anos de lançamento inicialmente na China e quatro anos e meio no Brasil. Suas linhas suavizadas, de pretensão esportiva e o tamanho adequado para um hatch compacto fazendo Onix um carro com bom conjunto.
A ficha técnica do Onix tem as seguintes medidas: 4,16m de comprimento, 1,73m de largura, 2,55m de entre-eixos, 1,47m de altura e 12,8cm de altura do solo. O porta-malas tem 275 litros e o tanque de combustível 44 litros. O peso é 1.113kg nesta versão com motor turbo.
Por dentro o painel e outros itens já dão mostras de algum cansaço. embora sejam atuais, o painel tem linhas curvas e um aplique plástico de cor contrastante e no cluster analógico há um pequeno painel TFT de 3 polegadas. A multimídia dessa versão é o MyLink de 8 polegadas com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, rádio AM/FM e Bluetooth além de internet wi-fi para até 7 dispositivos e sistema de telemetria OnStar.
Motor turbo com injeção indireta
O motor do Onix também não sofreu alterações na linha 2024 sendo o mesmo desde o final de 2019. Trata-se do 1.0 turbo Ecotec de três cilindros e 12V com 116cv e 16,3kgfm de torque com gasolina e 16,8kgfm de torque com etanol. Embora não seja um motor com injeção direta de combustível e adotando soluções de corte de custos como o “volante de dupla massa” para absorver vibrações sua aceleração de 0-100km/h é feita em 10,1s e a velocidade máxima é de 187km/h combinado com câmbio automático de seis marchas nesta versão.
Consumo adequado
A versão atual do Onix tampouco mudou o consumo. Ele segue com consumo de 8,4km/l na cidade e 10,4km/l na estrada com etanol e com gasolina o consumo chega a 11,8km/l na cidade e 14,9km/l na estrada. Ao longo de um teste de 1000km com gasolina chegamos a uma média melhor de 16km/l enquanto com etanol em um segundo tanque a média ficou nos 11,7km/l.
Entre os pontos positivos o desempenho e a ergonomia a bordo são virtudes. O Onix tem boa posição de dirgir com ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, retrovisores no tamanho certo e boa amplitude de ajustes. O carro acelera rápido e não consome muito combustível. Mas também tem vários pontos negativos.
O que poderia melhorar?
O primeiro é a respeito da injeção de combustível. A Chevrolet optou por um sistema indireto que é de menor manutenção mas não deixa o desempenho do carro excelente. Ao usar sistema de injeção direta o ganho de potência seria bem relevante. A solução de usar correia de comando embebida em óleo na parte interna do motor traz longevidade para o conjunto mas requer trocas de óleo feitas com rigor sob o peso de perder o motor caso use a viscosidade ou especificação fora da originalidade.
Outro ponto a melhorar é a suspensão. O conjunto de suspensão tem curso reduzido e o carro poderia ser mais alto. Continua facilmente raspando em valetas e buracos e o defletor de ar emborrachado pode cair do para-choque com facilidade.
Embora o Onix tenha as dimensões “na medida” o entre-eixos é curto com apenas 2,55m. Para atenuar isso a Chevrolet deixou bancos muito curtos no assento o que torna as viagens cansativas para os mais altos devido à falta de apoio e o porta-malas não é dos maiores com 275 litros.
Preço alto
Para um carro lançado há vários anos e sem um facelift como teve o Polo, o Onix mostra que seu apelo está mesmo nos itens de série. Seu preço custa salgados R$ 117,4 mil, um pouco mais alto que seus concorrentes e nivelado ao Polo TSI, Peugeot 208 e ao HB20 TGDI que são tão bons quanto o Onix mas já foram atualizados há menos tempo. A Chevrolet também usa a seu favor a ampla rede de mais de 600 concessionárias e a manutenção facilitada do seu hatch turbinado. Mas antes de decidir pela compra é recomendado fazer o teste Drive nas revendas para comparar o desempenho de cada um destes produtos.