Em 2014, o mito caiu: o Volkswagen Gol deixou de ser o carro mais emplacado no Brasil, distinção que manteve durante 27 anos. Derrotou-lhe o Palio. Estamos no final de agosto e, tudo indica, o modelo da Fiat será bicampeão. No entanto, já se esboça uma terceira via, quem sabe capaz de impedir o tri: o Chevrolet Onix.
De acordo com dados da Fenabrave, o Palio fechou o mês de julho com 74.068 unidades emplcadas, contra 66.515 do rival. Uma vantagem de 7.553 carros num mercado em baixa parece bastante segura, mas não é bem assim.
Dados parciais deste mês, apurados até a noite desta quinta-feira (27), mostram que o Onix lidera as vendas no mês com 9.280 emplacamentos, contra 7.831 do Fiat (o Hyundai HB20 vem em terceiro, com 7.586). Uma vantagem de 1.449 carros — suficiente para, se mantida neste mês e até dezembro, provocar praticamente um empate no topo ranking.
Vale lembrar que 2016 deve trazer a primeira reestilzação do Onix, que foi lançado em 2013. Ainda este ano, o HB20 passa pela sua, e isso pode afetar ainda mais as vendas do Palio, que é exatamente o mesmo carro desde 2011. A soma de suas vendas com a variação pelada, a Fire, popular entre frotistas, é que faz a diferença. Mas o fim do Celta e sua substituição informal pelo Onix de entrada, o LS, no portfólio da Chevrolet pode fazer a diferença em favor da performance desse último.
Em suma: o reinado do Fiat Palio pode ser mais efêmero do que a marca italiana gostaria. E em 2016 pode ser que seja a General Motors a tirar sarro dos rivais em suas propagandas de TV…