Onix Joy 2019 muda pouco, mas permanece como opção competitiva para um veículo de entrada
Texto: Edison Ragassi
Lançado pela General Motors em 2012, o Chevrolet Onix, desde 2015, é o carro mais vendido do Brasil. Em 2016, a fabricante promoveu uma reestilização visual e mecânica no carro. O motor 1.0 SPE/4 ECO que entrega potência de 80 cv (E)/ 78 cv (G) a 6.400 rpm e torque de 9,8 kgfm (E)/ 9,5 kgfm (G) a 5.200 rpm, teve as partes móveis (pistões, bielas e anéis) redesenhadas e ficaram ainda mais leves. Para otimizar o processo de lubrificação, a viscosidade do óleo foi reduzida para 0W20.
Evoluíram o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, segundo a GM ficou 40% mais rápido e potente. Ainda atualizaram o sistema de arrefecimento, o qual passou a utilizar menor quantidade de líquido refrigerante.
O sistema elétrico ganhou gerenciamento de cargas elétricas com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador de alto rendimento. Mas as mudanças não foram só no motor, o câmbio manual de cinco marchas foi substituído por um de seis marchas.
Para oferecer uma opção competitiva de veículo de entrada, a GM optou por manter o modelo com a carroceria e visual do carro lançado em 2012, porém, com o trem de força atual e chamou esta versão de Joy, que este ano representa 30% do total das vendas da linha Onix.
Na linha 2019 o Onyx Joy recebeu faróis com máscara negra, elementos cromados e detalhe fumê nas lanternas. As calotas são novas, assim como os adesivos na coluna. Com preço sugerido de R$ 44.990 a versão Joy tem como itens de série a direção de assistência regressiva com a velocidade, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e as travas das portas. Ainda traz a preparação para sistema de áudio com alto-falantes dianteiros, antena no teto e fiação com conectores.
Em termos de dirigibilidade, o carro agrada para um modelo urbano. A Chevrolet conseguiu bom acerto de suspensão, o conjunto oferece conforto ao passar por valetas, lombadas, mas também é firme ao enfrentar curvas acentuadas.
Mesmo sendo 1.0 sem turbo, o motor oferece desempenho satisfatório, bom arranque, desenvolve velocidade facilmente e freia com segurança, sem sustos para o motorista. Quanto ao consumo, abastecido com etanol, a média PECO (estrada/cidade) é de 10,3 km/l. Só na cidade chega a 9,1 km/l. Interior agradável, fácil visualização do painel de instrumentos e central multimídia intuitiva que não oferece dificuldades ao manusear são algumas das qualidades deste que é um bom candidato a ser o primeiro carro da casa.
Até setembro deste ano, as versões do Onix somaram mais de 146 mil unidades emplacadas. A diferença na liderança do mercado é grande, pois o segundo colocado, o Hyundai HB20, só emplacou pouco mais de 78 mil unidades.
Veja a tabela de teste com os números de pista do Chevrolet Onix 1.0 Joy:
Comprei um LT 2019. Que já vem com varias melhorias. Estou encantado com o carro. Muito para o que propõe um carro de entrada.
Em casa temos dois. Minha esposa um LT 1.4 aut e meu filho um Joy. Como eu já dirigi os dois, posso garantir que o carrinho é ótimo, muito bom mesmo no que se propõe. Claro, temos que julgá-lo de acordo com sua proposta que é um carro de entrada. E como tal, esbanja competência. Bom design, espaço interno entre os melhores, dirigibilidade ok, bons (apesar de velhos) motores e robustez são suas marcas. Recomendo a compra!
Tenho ônix desde 2012, troquei por um 2015,troquei novamente em 2017 e agora comprei um prisma 2019,com certeza, indico por ser uma ótima compra.
Boa tarde! Tenho um Joy e antes um LT sinto falta do my link, regulagem do banco e vidros elétricos com um toque.Mas paciência.
Possuo um Prisma Joy 18/19 e estou MUITO SATISFEITO com o carro.
Bom acerto de suspensão?? Só se o jornalista está comparando com uma carroça, a suspensão é dura demais, não absorve nenhuma imperfeiçao da via, minha Toyota Bandeirantes é mais macia, os bancos têm ergonomia horrível, não tem central multimidia… O carro é um lixo, só brasileiro pra comprar essa porcaria!
Comprei um Onix LT 1.0, 28-11-18.
O melhor carro do mundo!
Esse carro ganhou mesmo a preferência dos brasileiros devido a um conjunto de mudanças que modelos anteriores não tinha estavam no mesmíssima coisa o maior exemplo era o gol.
16 mmesestenho um 17_18eu amo
O ONIX é um carro de stato, estou satisfeito, e o carro que eu sempre quis, desde o seu lançamento.a unica coisa que me preocupa e com relação ao aferrecimento que não temos noção em que temperatura esta atingindo, porque o marcador não e de ponteiro iguaos a outros carros, so vamos saber quando a lampada acender, ai quando chegar s esse ponto quer dizer que a coisa esta periclitante.
Atenciosamente
Excelente carro, único problema são as frequêntes lâmpadas queimadas…. não tem o q fazer
Show de carro tem um Onix gostei já recomendei para vários colegas convecie minha irmã compra um e ela comprou e uns 3 colegas show de carro abraço para toda equipe
Tenho um onix Joy..é muito bom o carro ja é o segundo onix q compro..amo este carro
Tenho um só lamento que os bancos poderia ser mais confortaveis
Tenho um não tenho que reclamar é um ótimo popular.
Boa noite. Tenho um Onix 2017 Nao gostei da tela dianteira do Onix 2017, diminuiu. O meu 2017 vc nota que o carro fica mais bonito e robusto. Nao troco num 2019. Grato.
Estou disposto a fazer propaganda de graça desse carro Onix.