Se alguém perguntar para você qual é a marca de carros que mais vende no Brasil, dificilmente você vai errar a resposta. Já faz anos que a Fiat ocupa essa posição, incluindo 2015. Contudo, a Chevrolet vem ameaçando a liderança da Fiat, tanto que, impulsionada pelo sucesso do Onix, a marca da gravata está no topo do ranking da mais vendida do país, segundo a Fenabrave. Com isso, outra liderança vem se consolidando para a Chevrolet no Brasil: a de marca que mais fatura por aqui.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que faturamento não significa o mesmo que lucro, que é o retorno financeiro após a quitação de todos os custos envolvidos no negócio. O que os dados fornecidos pela Jato Dynamics, empresa especializada em análise de mercado, mostram é que a General Motors é a companhia que mais movimenta dinheiro a partir da venda de seus carros no Brasil. O resultado do primeiro trimestre da empresa foi um faturamento de R$ 5,7 bilhões, após ter emplacado 75.816 veículos até o final de março deste ano. 

Mas apesar de a liderança das vendas e o topo do faturamento coincidirem no caso da GM, nem sempre os números da Fenabrave correspondem à movimentação de capital das empresas. A Fiat, por exemplo, apesar de vir logo em seguida da Chevrolet pelo número de emplacamentos no trimestre (com 70.099 unidades), a Toyota aparece em segundo no ranking de faturamento, com R$ 5,2 bilhões, porém apenas em quinto lugar em vendas, com 41.427 unidades emplacadas no período. A Fiat faturou R$ 4,7 bilhões de janeiro a março de 2016, terceira colocada no ranking da Jato Dynamics. 

AS MARCAS QUE MAIS FATURAM NO BRASIL

MARCA Faturamento
(1º trimestre) 
Participação (faturamento) Emplacamentos 
(1º trimestre)
Participação (vendas)
CHEVROLET R$ 5,72 bilhões 13,76% 75.816 16,30%
TOYOTA R$ 5,26 bilhões 12,65% 41.427 8,91%
FIAT R$ 4,78 bilhões 11,51% 70.099 15,07%
VOLKSWAGEN R$ 4,63 bilhões 11,14% 63.234 13,60%
HYUNDAI R$ 3,59 bilhões 8,65% 46.028 9,90%
HONDA R$ 3,52 bilhões 8,48% 31.305 6,73%
FORD R$ 3,32 bilhões 8% 40.295 8,66%
RENAULT R$ 2,54 bilhões 6,13% 32.076 6,90%
JEEP R$ 1,67 bilhão 4,04% 13.536 2,91%
NISSAN R$ 1,04 bilhão 2,51% 13.257 2,85%
MITSUBISHI R$ 936 milhões 2,25% 5.811 1,25%
MERCEDES-BENZ R$ 725 milhões 1,75% 2.934 0,63%
BMW R$ 701 milhões 1,69% 2.185 0,47%
LAND ROVER R$ 671 milhões 1,62% 1.965 0,42%
AUDI R$ 627 milhões 1,51% 3.208 0,69%
PEUGEOT R$ 591 milhões 1,42% 5.946 1,28%
CITROËN R$ 519 milhões 1,25% 6.245 1,34%
KIA R$ 308 milhões 0,74% 2.662 0,57%
VOLVO R$ 205 milhões 0,49% 802 0,17%
SUZUKI R$ 94 milhões 0,23% 893 0,19%
LIFAN R$ 70 milhões 0,17% 1.051 0,23%

Essa discrepância ocorre devido à diferença de valores entre os carros da Fiat e da Toyota. Apesar de a Fiat emplacar mais carros, o valor médio obtido pelos modelos da Toyota acabam rendendo mais à companhia japonesa. 

O mesmo fenômeno ocorre quando se compara os desempenhos de venda da PSA Peugeot-Citroën com a trinca premium composta pela Audi, BMW e Mercedes-Benz. Pela Fenabrave, as francesas têm maior fatia de mercado, situando-se na 11ª (Citroën) e 12ª (Peugeot) colocações no trimestre, enquanto as alemãs aparecem em 14ª (Audi), 15ª (Mercedes-Benz) e 17ª (BMW). Já quanto ao faturamento, as três marcas premium movimentam mais dinheiro que o grupo PSA, como você pode ver na tabela acima, que traz a lista completa das 21 marcas que mais faturam no Brasil.

Share This