Se alguém perguntar para você qual é a marca de carros que mais vende no Brasil, dificilmente você vai errar a resposta. Já faz anos que a Fiat ocupa essa posição, incluindo 2015. Contudo, a Chevrolet vem ameaçando a liderança da Fiat, tanto que, impulsionada pelo sucesso do Onix, a marca da gravata está no topo do ranking da mais vendida do país, segundo a Fenabrave. Com isso, outra liderança vem se consolidando para a Chevrolet no Brasil: a de marca que mais fatura por aqui.
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que faturamento não significa o mesmo que lucro, que é o retorno financeiro após a quitação de todos os custos envolvidos no negócio. O que os dados fornecidos pela Jato Dynamics, empresa especializada em análise de mercado, mostram é que a General Motors é a companhia que mais movimenta dinheiro a partir da venda de seus carros no Brasil. O resultado do primeiro trimestre da empresa foi um faturamento de R$ 5,7 bilhões, após ter emplacado 75.816 veículos até o final de março deste ano.
Mas apesar de a liderança das vendas e o topo do faturamento coincidirem no caso da GM, nem sempre os números da Fenabrave correspondem à movimentação de capital das empresas. A Fiat, por exemplo, apesar de vir logo em seguida da Chevrolet pelo número de emplacamentos no trimestre (com 70.099 unidades), a Toyota aparece em segundo no ranking de faturamento, com R$ 5,2 bilhões, porém apenas em quinto lugar em vendas, com 41.427 unidades emplacadas no período. A Fiat faturou R$ 4,7 bilhões de janeiro a março de 2016, terceira colocada no ranking da Jato Dynamics.
MARCA | Faturamento (1º trimestre) |
Participação (faturamento) | Emplacamentos (1º trimestre) |
Participação (vendas) |
CHEVROLET | R$ 5,72 bilhões | 13,76% | 75.816 | 16,30% |
TOYOTA | R$ 5,26 bilhões | 12,65% | 41.427 | 8,91% |
FIAT | R$ 4,78 bilhões | 11,51% | 70.099 | 15,07% |
VOLKSWAGEN | R$ 4,63 bilhões | 11,14% | 63.234 | 13,60% |
HYUNDAI | R$ 3,59 bilhões | 8,65% | 46.028 | 9,90% |
HONDA | R$ 3,52 bilhões | 8,48% | 31.305 | 6,73% |
FORD | R$ 3,32 bilhões | 8% | 40.295 | 8,66% |
RENAULT | R$ 2,54 bilhões | 6,13% | 32.076 | 6,90% |
JEEP | R$ 1,67 bilhão | 4,04% | 13.536 | 2,91% |
NISSAN | R$ 1,04 bilhão | 2,51% | 13.257 | 2,85% |
MITSUBISHI | R$ 936 milhões | 2,25% | 5.811 | 1,25% |
MERCEDES-BENZ | R$ 725 milhões | 1,75% | 2.934 | 0,63% |
BMW | R$ 701 milhões | 1,69% | 2.185 | 0,47% |
LAND ROVER | R$ 671 milhões | 1,62% | 1.965 | 0,42% |
AUDI | R$ 627 milhões | 1,51% | 3.208 | 0,69% |
PEUGEOT | R$ 591 milhões | 1,42% | 5.946 | 1,28% |
CITROËN | R$ 519 milhões | 1,25% | 6.245 | 1,34% |
KIA | R$ 308 milhões | 0,74% | 2.662 | 0,57% |
VOLVO | R$ 205 milhões | 0,49% | 802 | 0,17% |
SUZUKI | R$ 94 milhões | 0,23% | 893 | 0,19% |
LIFAN | R$ 70 milhões | 0,17% | 1.051 | 0,23% |
Essa discrepância ocorre devido à diferença de valores entre os carros da Fiat e da Toyota. Apesar de a Fiat emplacar mais carros, o valor médio obtido pelos modelos da Toyota acabam rendendo mais à companhia japonesa.
O mesmo fenômeno ocorre quando se compara os desempenhos de venda da PSA Peugeot-Citroën com a trinca premium composta pela Audi, BMW e Mercedes-Benz. Pela Fenabrave, as francesas têm maior fatia de mercado, situando-se na 11ª (Citroën) e 12ª (Peugeot) colocações no trimestre, enquanto as alemãs aparecem em 14ª (Audi), 15ª (Mercedes-Benz) e 17ª (BMW). Já quanto ao faturamento, as três marcas premium movimentam mais dinheiro que o grupo PSA, como você pode ver na tabela acima, que traz a lista completa das 21 marcas que mais faturam no Brasil.