Depois da chegada da nova geração do Chevrolet Cruze no ano passado, a General Motors anunciou que levará ao Salão de Detroit, nos Estados Unidos, neste mês, a versão hatch do carro mais vendido da marca no mundo. Vendido como modelo 2017, a novidade chegará às lojas americanas no final deste ano (enquanto que no Brasil, o sedã é aguardado apenas para o segundo semestre de 2016).
A imprensa internacional não conseguiu encontrar um motivo para a linha 2016 do Cruze ter ficado apenas com a carroceria sedã. De qualquer maneira, a versão hatch deverá compensar o atraso com um visual bastante chamativo. Enquanto a frente do carro segue o design estreado pelo sedã, o caimento do teto atrás e toda a traseira são exclusivas, com destaque para o visual estilizado das lanternas e spoiler intergrado.
Quanto ao espaço interno, o Cruze hatch vai oferecer a mesma distância entre-eixos do gêmeo maior, 2,7 metros. O volume do bagageiro também continua generoso, com capacidade para abrigar 524 litros (ou 1.189 litros com os bancos traseiros rebatidos).
Para esta nova geração, o Cruze de cinco portas também passou por uma dieta. O veículo está 91 kg mais leve, graças à nova arquitetura da GM que utiliza mais materiais de alta-resistência (isto é, mais rígidos e leves). O motor que o impulsionará é o mesmo 1.4 turbo Ecotec do sedã, capaz de gerar 155 cv de potência e 24,5 kgfm de torque.
O modelo será vendido apenas nas versões LT e Premium, que contam com um nível de tecnologia interessante, com: assistente de manutenção à faixa, alerta de tráfego traseiro, alerta de ponto-cegos e estacionamento autônomo. Como opcional será possível, ainda, adicionar volante e bancos da frente e traseiros aquecíveis e faróis com assinatura de LED para uso diurno. Nos EUA ainda haverá uma versão RS, com um visual mais esportivo pelos parachoques exclusivos e rodas de liga leve com aro 18”.
Internamente, a principal novidade do modelo é o kit multimídia capaz de espelhar smartphones e compatível com sistemas CarPlay e Android Auto, além de prover conexão com a internet (e criar um ambiente wi-fi) por meio da conexão 4G LTE.
“Com um aumento de 9% nas vendas do segmento dos hatchbacks compactos (aqui no Brasil são chamados de médios), este é o melhor momento para trazer o Cruze hatch aos Estados Unidos”, comemora Alan Batey, presidente da GM na América do Norte.
Os preços serão divulgados durante o lançamento oficial no Salão de Detroit. Ainda não há uma previsão de quando o Cruze hatch vai desembarcar por aqui, mas é provável que chegue somente em 2017. Quanto ao sedã, o modelo será fabricado na Argentina e deve ser vendido no Brasil após o Salão do Automóvel de São Paulo, no final do ano.