Shell Super - fevereiro

Importados, modelos híbridos se sobrepõem aos modelos feitos em Anápolis/GO

 

 

Texto: Marcos Camargo

A Caoa Chery lança os primeiros veículos de 2025 com foco na oferta dos modelos híbridos plugin Tiggo 7 e Tiggo 8 que é o sete lugares. Com crescimento das vendas em 100% em 2024 sobre 2023 e com investimento em curso na ampliação da capacidade de produção em Anápolis/GO, a marca amplia o portfólio de eletrificados no país. Antes, o Tiggo 7 tinha opção híbrida 48V e o Tiggo 8 tinha versão híbrida plugin mas não com esse conjunto.

Tanto o Tiggo 7 Pro PHEV quando o Tiggo 8 Pro PHEV 2025 compartilham a mesma motorização. Eles combinam o motor quatro cilindros 1.5 turbo a gasolina com 147 cv e 22,4 kgfm com dois motores elétricos que somam 170 cv e 34,2 kgfm pode chegar a uma potência interessante de 317 cv e 56,6 kgfm com bateria de 19kwh. Com tanque de combustível maior, com 60 litros, há um ganho de aceleração e melhoria no consumo de combustível. Os dados de desempenho são diferentes nos dois veículos em função da diferença de peso. A autonomia chega a 800km com um tanque no Tiggo 7.

 

Tiggo 7 Pro PHEV

 

 

O Tiggo 7 Pro PHEV mantém o desenho do SUV combinando o motor 1.5 turbo com dois motores elétricos. Há novas molduras na grade; acabamento no para-choque com detalhes diagonais e novos bancos. Nas dimensões o para-choque novo aumenta o comprimento do Tiggo 7 que traz telas digitais que somam 24 polegadas, rodas aro 18 exclusivas da versão PHEV, novos bancos com aquecimento sendo os dianteiros elétricos e o do motorista com memória, câmera 360, sensor dianteiro (além do traseiro), carregador de celular por indução, som com alto falantes Sony e tecnologia Max Drive (pacote Adas). O preço é de R$ 239,9 mil.

 

 

Entre os concorrentes a Caoa Chery elenca o GWM Haval H6 PHEV19, BYD Song Plus, Toyota Corolla Cross e também o Rav 4. O carro estreia em versão única com o apelo de melhor torque da categoria, “Queríamos posicionar esse carro no mercado de forma que ele fizesse toda a diferença”, diz Leonardo Lukacs, diretor de engenharia

 

Tiggo 8 Pro PHEV

 

 

Lançado em 2020 o Tiggo 8 já acumula pouco mais de 40 mil unidades neste período e também estreia a versão híbrida plugin mais potente em um conjunto mais bem equipado. O 7 lugares chega a 1930 litros de porta malas baixando os dois bancos traseiros. O preço é R$ 279,9 mil.

Vem bem equipado com teto solar panorâmico, head up display (item inédito), rodas aro 19 com desenho exclusivo, novo interior na cor terracota e novos materiais com novo volante e alavanca de câmbio, bancos elétricos dianteiros com aquecimento e refrigeração além do descanso para os pés, som assinado pela Sony com 8 falantes, iluminação interna em LED interna personalizável, multimídia sem fio com espelhamento e sistema nativo “Triple Screen” capaz de duplicar a imagem nas telas e sistema de câmeras 540° além de carregador de celular sem fio, Além disso o Tiggo 8 Pro PHEV tem sistema Max Drive de condução semi autônoma.

 

 

Na lista de concorrentes estão modelo como o BYD Song Plus Premium que é híbrido plugin com tração integral, Jeep Commander 2.0 Hurricane 4, Hyundai Palisade e Tiguan 2.0 TSI (estes três somente a combustão), Mitsubishi Pajero e Toyota SW4 além do Toyota RAV4. O Tiggo 8 Pro PHEV é de R$ 279,9 mil em versão única e sem opcionais além das cores preto, branco e azul com interior terracota.

 

Teste

 

Vale lembrar que tanto o Tiggo 7 quanto o Tiggo 8 trazem a mesma posição e percepção de dirigir. Porém, a potência impressiona neste primeiro contato. Agora compartilhando o mesmo motor de 317cv e 56,6kgfm de torque se nota o ganho de força. Confortável, o Tiggo se caracteriza pelo silêncio a bordo nestas versões e na eficiência do motor híbrido sendo que no 7 a aceleração é melhor pelo balanço do carro mais curto e peso mais leve. Com bateria de 19kwh a autonomia elétrica é de cerca de 60km.

Nos dois modelos os comandos são fáceis e estão à mão com novos botões físicos no painel o que facilita a operação. As telas unidas em 24 polegadas tem nova interface mas reflete um pouco o brilho do sol mas não incomoda. O acabamento é bem feito, os bancos tem espuma bem densa e boa amplitude de ajustes. No Tiggo 8, vale lembrar, a sensação de luxo é bem maior com bancos “First Class” e apoio de cabeça bem largo, bancos com memória e resfriamento/aquecimento (só Tiggo 8 há dupla função enquanto o 7 tem só aquecimento), teto solar panorâmico nos dois modelos é pacote Adas de série.

 

 

Não foi possível aferir dados de desempenho ou consumo mas a Caoa Chery informa no Tiggo 7 o 0-100 em 6,8s e consumo máximo de 36,9km/l enquanto no Tiggo 8 o 0-100km/l em 7,3 km/l e consumo máximo de 32,7km/l.

 

Mercado de híbridos na mira

 

A Caoa Chery está de olho em modelos híbridos plugin com boa aceitação como a linha BYD Song que já é o segundo modelo híbrido mais vendido (somando três versões), Haval H6 PHEV19 e também o Toyota Corolla Cross que não é híbrido plugin mas está na categoria dos eletrificados. O Song Pro custa em torno de R$ 185 mil, o Song Plus em torno dos R$ 240 mil, que também é o mesmo preço do GWM Haval H6 PHEV 19. Antes, apenas o Tiggo 8 era um PHEV que agora fica mais competitivo e o 7 passa a oferecer essa motorização entrando em uma seara de maior volume de vendas.

 

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