Os fãs da Mini tem motivos para esperar pela virada desta década. Ao que tudo indica, a companhia está preparando o retorno da versão GP do hot hatch, que apareceu no mundo pela última vez em 2012. As informações são do site Autocar.
“O John Cooper Works GP é uma parte importante da Mini”, afirmou Peter Schwarzenbauer, manda-chuva da marca. “Ele deu certo para nós no passado e não vejo porquê não o faríamos de novo no futuro.”
Apesar da boa notícia, como você pode perceber, não há nenhuma indicação de quando esse futuro será concretizado. A aposta é que a versão mais apimentada de todos os Mini (que se situa entre o JCW e os carros preparados para corridas da marca) chegue somente a partir de 2020. Até lá, é provável que a próxima geração do hatch já está bem encaminhada.
O Mini JCW GP se difere do JCW principalmente pela calibração de suspensão. O último GP era até 20 mm mais baixo que o JCW, possuía molas e amortecedores reforçados e freios maiores. Além disso, dispensava os bancos de trás, para reduzir seu peso. Com isso, ainda que tivesse o mesmo motor (na época, um 1.6 turbo de 213 cv de potência) seu desempenho na pista era notavelmente melhor do que a versão JCW.
Atualmente, o Mini JCW é impulsionado por um motor 2.0 turbo de 231 cv, o que pode nos garantir que uma futura volta do GP não teria menos do que isso sob o capô.