Em 2016 a BMW vai comemorar cem anos de existência e a celebração tem tudo para agradar os amantes de automóveis. A marca, que ostentou durante algum tempo o slogan The ultimate driving machine (a máquina de dirigir definitiva) honrará o mote com um superes-portivo projetado para fazer justiça ao legado dos fundadores Karl Rapp e Gustav Otto.
O i9, que você confere na projeção exclusiva acima, será amplamente baseado no híbrido i8, porém os motores a combustão e elétrico presentes no futuro modelo entregarão bem mais do que os 362 cv do i8 atual. O i9, aliás, é tratado como um sucessor distante do M1, um dos modelos mais icônicos da fabricante bávara.
Para compensar a massa maior dos propulsores mais fortes, a BMW deverá utilizar amplamente fibra de carbono e alumínio no i9. Como é tradição da fabricante, os engenheiros também não querem abrir mão da distribuição de peso igualitária entre os eixos dianteiro e traseiro do esportivo. De qualquer maneira uma coisa podemos esperar: o i9 deverá ter produção limitadíssima e tudo para se tornar um clássico.