Só que produção da tecnologia em larga escala é esperada para somente 2027
Fotos: CarNewsChina/Reprodução
A CATL, fabricante chinesa de baterias, informou que a segunda geração de baterias de sódio será lançada em 2025. Todavia, a produção da tecnologia em larga escala é esperada para somente 2027. Entre as principais características dessa bateria está a capacidade de funcionar normalmente em temperaturas extremas de até -40°C.
Ademais, a nova bateria apresenta resistência aprimorada a baixas temperaturas e maior segurança. O novo produto da CATL também deve atingir uma densidade energética superior a 200 Wh/kg. É importante destacar que as baterias de sódio têm funcionamento parecido com as de íons de lítio, com movimentação de íons entre eletrodos. Embora sejam mais seguras e eficientes em baixas temperaturas, ainda têm uma densidade energética inferior.
Contudo, de acordo com relatório da CATL essas baterias podem substituir de 20% a 30% das baterias de lítio em veículos pequenos ou de curto alcance. A BYD, que vende veículos elétricos pequenos no Brasil como o Dolphin Mini, já começou a construção de um complexo industrial para produção de baterias de sódio com meta inicial de 105 Wh/kg, subindo para 130 Wh/kg. No entanto, ainda está distante de alcançar os 200 Wh/kg no curto prazo.