Tecnologia promete reduzir custos, ampliar uso de veículos elétricos em regiões frias e já recebeu certificação de segurança na China; produção deve começar em 2026
A CATL informou que sua nova bateria de sódio atingiu densidade energética de 175 Wh/kg e pode oferecer mais de 500 km de autonomia para veículos elétricos. Além disso, a empresa chinesa disse que a produção em massa está prevista para começar em 2026, de acordo com o cronograma dos fabricantes parceiros.
Embora as baterias de sódio tenham densidade inferior às de lítio, elas oferecem vantagens como melhor desempenho em baixas temperaturas, menor pegada de carbono e maior segurança. Essas características tornam a tecnologia adequada para a expansão dos veículos elétricos em regiões frias e para ampliar o alcance geográfico da mobilidade elétrica.
Ademais, a CATL estima que as baterias de sódio podem atender até 40% da demanda de veículos de passeio no mercado interno. Os pacotes foram projetados para serem compatíveis com os módulos padrão nº 20 e nº 25, incluindo sistemas de troca rápida, permitindo aplicação em diferentes plataformas sem exigir grandes mudanças no design das montadoras.
O desenvolvimento conjunto com parceiros locais chineses segue em andamento e a empresa afirma que o fornecimento poderá começar já no próximo ano, conforme o avanço dos projetos dos clientes. Vale lembrar que em abril deste ano, a CATL lançou as primeiras baterias de sódio produzidas em escala, incluindo a “Sodium New Power Battery” para carros de passeio e a “Sodium New 24V Integrated Starter Battery” para caminhões pesados, ambas operando em temperaturas entre -40 °C e 70 °C.
Em setembro, a bateria de sódio da companhia foi a primeira do mundo a obter certificação no padrão GB 38031-2025, que estabelece requisitos de segurança para baterias de veículos elétricos na China.


