De modelos feitos sob encomenda a edições únicas comemorativas, relembre cinco carros raros que tiveram somente uma unidade fabricada
Alguns carros são tão especiais que tiveram somente uma unidade produzida, seja para atender a uma necessidade especial da fabricante, seja para atender às demandas de um cliente que busca exclusividade. A Revista Carro lista a seguir alguns desses modelos únicos e por isso mesmo tão raros em todo o mundo.
Maybach Exelero (2005)
Não é o Batmóvel, mas o Maybach Exelero chama a atenção por mesclar o estilo clássico com um toque de ousadia ao mesmo tempo. O modelo foi desenvolvido para testes em alta velocidade com pneus, em uma parceria com a empresa alemã Fulda. Usando como base a plataforma do Maybach 57 limousine, o Exelero conseguia ultrapassar a velocidade máxima de 350 km/h, mantendo o luxo interior.
O motor V12 teve sua capacidade volumétrica ampliada de 5,6 para 5,9 litros, com o sistema biturbo aprimorado. Como resultado, entregava potência de mais de 700 cv e torque de cerca de 102 kgfm. Todo o projeto teve início em 2003, tendo a única unidade produzida em Turin, na Itália. Por ser um modelo para testes, ele nunca foi oficialmente lançado no mercado. Por isso, também não há preço oficial e não se sabe atualmente quem seja o dono deste modelo raríssimo.
Bugatti La Voiture Noire (2019)
O La Voiture Noire foi apresentado no Salão de Genebra de 2019, na época anunciado como o carro mais caro do mundo com valor estimado em 12 milhões de libras. Mas quem ficou tentado em comprá-lo só passou vontade: esta unidade foi criada para um entusiasta da marca que nunca foi revelado. Rumores chegaram a apontar o jogador de futebol Cristiano Ronaldo como o feliz comprador, mas ele negou. Quem quer que seja o cliente, só recebeu o modelo exclusivo dois anos depois, em 2021. Inspirada no Bugatti Type 57SC Atlantic, carro que se perdeu durante a Segunda Guerra Mundial, o La Voiture Noire usa como base o Chiron e seu motor de 8 litros e 16 cilindros que entrega 1.500 cv e 163,1 kgfm de torque.
Ferrari Omologata (2020)
A Ferrari já conta com um longo histórico de modelos únicos feitos sob encomenda. Aqui selecionamos a Omologata, nascida das origens da marca para um cliente europeu não divulgado. A proposta era criar um modelo para as ruas, mas que evocasse as pistas. E sem perder o luxo, claro. O projeto levou dois anos para ser concluído, dos primeiros esboços à unidade pronta. Segundo a Ferrari, a inspiração para seu design futurista veio de diversos elementos, dos carros antigos de corrida da marca à arquitetura moderna passando por referências de ficção científica. A base é uma 812 Superfast, mantendo muito pouco do modelo original. Na verdade sobraram apenas o para-brisa e os faróis. Sob o capô, a Ferrari Omologata traz motor V12 frontal.
Lamborghini Egoista (2013)
Para comemorar os 50 anos da Lamborghini, o designer italiano Walter De Silva criou o modelo batizado de Egoista. Com estilo futurista bastante inspirado na aviação, o modelo faz jus ao seu nome e tem somente um assento. Na verdade ele lembra muito o cockpit de um avião. Sob o capô está um motor 5.2 V10 de 592 cv. Diferente dos demais veículos dessa lista, ele não foi criado para um cliente específico, mas para a própria Lamborghini e hoje é membro fixo do museu da marca na Itália.
Icona Vulcano Titanium (2015)
Inspirado no avião Blackbird SR-71, o Vulcano Titanium foi criado pela empresa italiana Icona unindo carroceria de titânio e interior em fibra de carbono. E feito à mão. Ou seja, estamos apreciando horas e mais horas de trabalho de um equipe altamente especializada para chegar a essa “escultura”. O motor é da Chevrolet, um 6.2 V8 que entrega 689 cv de potência. O powertrain, aliás, é assinado por Claudio Lombardi, ex-Ferrari. O
Fotos: Divulgação