O Salão de Pequim 2016 já começou. Trata-se de um dos autoshows mais importantes do mundo, pois a China é o maior mercado de automóveis do planeta e tem um segmento de luxo em alta constante. Veja a seguir atrações do evento:

OS ESTICADOS
Muito chineses endinheirados mal sabem dirigir, especialmente se forem mais idosos. Não tem problema: eles contratam motoristas. Por isso, a China é um mercado em que as versões alongadas (com entre-eixos maior, geralmente identificadas com um L, de “long wheelbase”) de modelos tradicionais fazem muito sucesso.

No Salão de Pequim deste ano, a Jaguar apresenta o XFL, com 14 cm extras em sua base. Com três opções de motor (2.0 turbo de 200 cv, 2.0 turbo de 240 cv e um 3.0 V6 supercharged de 340 cv), traz telas de 8″ nos apoios de cabeça dianteiros, para distrair quem vai atrás.

Jaguar XFL tem 14 cm extras de entre-eixos

As fabricantes premium alemãs já exploram o segmento dos “alongados” há algum tempo, e trazem novidades para esta edição do Salão de Pequim. O Audi A4 L, por exemplo, oferece impressioantes 2,90 m de entre-eixos (4 cm mais que no A4 L anterior). O motor 2.0 pode entregar 192 cv ou 255 cv.

E não é só o segmento dos sedãs que recebe versões esticadas na China. A nova geração do crossover BMW X1 tem quatro versões com o apelido Li, que designa o tamanho extra.

BMW X1 Li: na China, até crossover pode ser esticado

O salão deste ano marca ainda a estréia mundial do Mercedes-Benz Classe E L. O modelo com entre-eixos normal foi apresentado há poucas semanas. Na China, oferece esta variação com 14 cm a mais — o comprimento total do sedã é de 5,06 metros (quase o mesmo que um Classe S, que mede 5,12 m).

Classe E com entre-eixos maior: é disso que o chinês gosta 
AS JAPONESAS
China e Japão mantém relações diplomáticas tensas, mas isso não impede que o segundo venda seus carros no primeiro. A Honda, por exemplo, lança no Salão de Pequim o SUV grande Avancier, inicialmente exclusivo para o mercado chinês, onde seus utilitários não são tão queridos. O carro, com motor 2.4 aspirado nas versões de entrada e 2.0 VTEC turbo na de topo, será posicionado acima do CR-V.

Frente e verso do novo Tiida, que sumiu do Brasil
Já a Acura, divisão de prestígio da Honda, mostrará o CDX, um SUV compacto que inaugura a produção da marca na China, além do esportivo NSX. A Lexus, marca de luxo da Toyota, faz em Pequim a estréia mundial do facelift do sedã IS (cujo motor maior é um 3.5 V6 de 310 cv), e a Nissan apresenta o renovado hatch Tiida, que deixou de ser vendido no Brasil e ficou mais parecido com o Note. O único motor disponível é 1.6 de 127 cv, com câmbio CVT.

A LÍDER
Depois da comprovada e admitida fraude em motores diesel, para mascarar emissões poluentes, a Volkswagen — marca estrangeira líder de mercado na China — quer investir cada vez mais em carros híbridos e elétricos, inclusive no segmento de SUVs, em alta também no mercado asiático.

Volkswagen T-Prime, projeto de "suvaço" híbrido
Surge, assim, o conceito T-Prime GTE, um protótipo de SUV que será posicionado acima do (já grande) Touareg quando entrar em produção. O visual segue o padrão de identidade da Volks, com grade retilínea fundindo-se com os faróis, que na verdade estão incrustados na primeira seção horizontal. Na traseira, o miolo das lanternas parece um gráfico de barras (como o de um equalizador sonoro). A motorização híbrida inclui unidade a combustão 2.0 turbo de 251 cv e elétrica de 136 cv.

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