A Ford divulgou nesta quarta-feira (4) o Lightweight Concept, um veículo de pesquisa para conseguir reduzir o peso dos automóveis — e, por consequência, atingir melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissão de poluentes. O objetivo, segundo a marca do oval azul, é reduzir o peso de um sedã grande em cerca de 25%, para o mesmo que um New Fiesta.
O Lightweight Concept utiliza diversas táticas para o alívio de peso. Entre elas estão o uso de discos de freio compostos por alumínio fundido, bancos e painéis feitos de fibra de carbono, aplicação de um novo aço de alta resistência, a utilização de chapas de alumínio, barras estabilizadoras e molas cujo metal é oco, entre outras técnicas. A Ford informa que o veículo de estudo utiliza materiais mais leves até mesmo no motor e nova bateria também mais leve.
“Os consumidores hoje querem maior economia de combustível, mas também mais tecnologia e equipamentos, o que normalmente acrescenta mais peso no veículo”, afirmou em nota Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos Globais da Ford. “O foco na redução de peso será fundamental no setor automotivo nos próximos anos e estamos pesquisando a aplicação de materiais avançados como potenciais soluções em nossos veículos”, acrescentou.