Com a modalidade ganhando cada vez mais mercado no país, a pergunta que mais aparece na cabeça dos consumidores é: carro por assinatura vale a pena? Muitos brasileiros têm optado por esse serviço para não precisarem lidar com questões como impostos, manutenção, desvalorização, seguro e etc. Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), em 2022 foram contabilizados 106 motoristas que optaram por essa modalidade. Por outro lado, grande parte da população não vê as assinaturas com bons olhos, pois, ao final do contrato, o veículo volta para a empresa proprietária, sendo necessário um novo contrato de aluguel para não ficar sem um carro na garagem.
Mas, afinal, vale ou não vale a pena optar por um contrato de assinatura de veículo?
Vantagens e desvantagens: carro por assinatura vale a pena?
Para responder essa pergunta é preciso entender as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade. O principal benefício é a possibilidade de o consumidor ter um carro zero km na garagem sem burocracia.
Ao optar pela assinatura de um veículo, o motorista não precisa se preocupar com o IPVA e licenciamento, já que a empresa dona do bem se encarrega de lidar com essas taxas e impostos. O seguro é outro assunto que fica a cargo da locadora, o cliente só precisará desembolsar algum valor em caso de sinistro. A manutenção também é toda custeada pelas locadoras, oferecendo em algumas situações um carro reserva para não deixar o cliente na mão.
Em relação às desvantagens, a principal delas é o fato do carro não pertencer ao motorista, devendo ser devolvido à empresa ao final do contrato. Outro ponto que pode ser apontado como negativo é a questão da mensalidade, que apesar dos benefícios inclusos, muitos acreditam não ser um bom investimento quando comparado com a aquisição de um veículo.
Calculadora para saber se vale a pena
Uma das formas de saber se a modalidade vale ou não a pena é calcular os custos mensais com o carro próprio e comparar com o preço da mensalidade da assinatura. Para facilitar a comparação dos clientes, empresas especializadas em aluguel de carros por assinatura disponibilizaram calculadoras onde é possível apontar dados como valor do veículo, taxa de juros do financiamento, quilometragem média a ser rodado, entre outros, para verificar qual a modalidade que vale mais a pena.
O resultado é obtido através da soma de todos os valores envolvidos, detalhando ao cliente os gastos com cada item calculado na compra do carro, incluindo os impostos, juros, depreciação, entre outros. Ao final, a ferramenta faz uma comparação com o cálculo dos gastos e o valor da mensalidade praticada pela empresa para a assinatura de um veículo.
Para o CEO e sócio da For You Feet, André Campos, a calculadora desenvolvida pela empresa tem como objetivo de mostrar os números exatos em relação aos gastos para ajudar na tomada de decisão do consumidor, já que em alguns casos a assinatura pode não ser o caminho mais viável financeiramente, sendo mais recomendado a aquisição de um veículo.
“Acreditamos que a melhor maneira de conquistar o cliente é mostrando dados verdadeiros sobre as vantagens do serviço de carros por assinatura. Existem alguns casos que os valores são praticamente iguais, ou mesmo melhor e mais indicado a aquisição até na compra do veículo o valor anual é menor”, destaca André Campos.
Texto: Daniel Palermo