Na quarentena, donos de elétricos que não possuem tomada na garagem precisam se preocupar?
Nesta fase em que é necessário deixar o carro na garagem por um longo período, é preciso tomar alguns cuidados especiais para garantir o perfeito funcionamento após a quarentena. Mas, e com os elétricos estacionados? Se não houver uma tomada por perto, corre-se o risco de a bateria perder toda a carga?
A bateria dos carros elétricos compartilha a mesma tecnologia (íons de lítio) usada em boa parte dos celulares, tablets e notebooks. Nestes aparelhos, sabe-se que a carga pode diminuir mesmo quando desligados. Nos veículos elétricos, vale o mesmo raciocínio?
Para esclarecer esta dúvida, procuramos a Nissan do Brasil, por vende por aqui o elétrico Leaf. Segundo a marca, a bateria de íons de lítio (Li-íon) descarregará “aproximadamente de 3% a 5% de carga por mês com o carro estacionado”.
Ou seja: hipoteticamente, um veículo elétrico estacionado com a bateria no nível máximo de carga (100%) poderia chegar a 10% após 1 ano e 6 meses sem nenhuma atividade. Em uma projeção de quarentena de até 3 meses (estimados), a bateria perderia apenas 15% da carga.
Porém, é preciso ter cuidado com uma função muito comum nos elétricos: a ativação programada do ar-condicionado. Nestes modelos, é possível programar um horário em que o motor elétrico deve ser acionado para que o ar-condicionado refrigere a cabine momentos antes de o motorista embarcar no carro. Segundo a Nissan, se esta função estiver programada durante períodos de inatividade prolongada (como a quarentena), a bateria pode durar “apenas alguns dias”.
No Leaf, o temporizador do controle de climatização pode ser desativado pelo computador de bordo (menu “Configurações EV”), por meio dos botões do lado esquerdo do volante.
Ao contrário do elétrico da Nissan, no Renault Zoe a função de temporizador automático do ar-condicionado só pode ser ativada quando o veículo está plugado a uma fonte de recarga e a carga da bateria de tração “é superior a 25%”. Além disso, a programação deve ser feita “ao menos duas horas antes da partida”.
E a bateria de 12V?
Além das baterias de íons de lítio que armazenam a energia usada pelo motor elétrico, os carros elétricos também possuem a mesma bateria de chumbo-ácido de 12V dos modelos a combustão. Por isso, a recomendação é a mesma dos demais carros: desconecte-a caso o veículo fique inativo por mais de 2 semanas. “Se o veículo for deixado [estacionado] por um longo período, desconecte o polo negativo da bateria [de 12V]”, alerta o manual do proprietário do elétrico JAC iEV40.
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