Carro elétrico da Peugeot sendo carregado - Foto: divulgação/Peugeot

Carregador de carro elétrico: conheça os tipos e conectores – Foto: divulgação/Peugeot

 

A demanda por carregador de carro elétrico aumenta conforme os veículos eletrificados ganham popularidade entre os brasileiros. Apesar de não precisar parar em um posto de combustível para abastecer, o carro elétrico necessita ter a bateria carregada regularmente para garantir a autonomia de uso nas ruas. 

Para isso, é necessário que o dono utilize uma estrutura de carregadores que podem ser colocados tanto em locais públicos, quanto em residências, oferecendo soluções adequadas para os motoristas no dia a dia. Os carregadores podem ser divididos entre os de corrente contínua (AC) e os de corrente alternada (DC).

Os de corrente alternada (AC) possuem potência menor e demoram um pouco mais para carregar e demandam um menor custo de instalação. Os de corrente contínua (DC) são os mais potentes e carregam a bateria de forma mais rápida, são recomendados para lugares onde o carregamento precisa ser mais rápido. 

 

Carregador de carro elétrico: quais os tipos? 

 

Carregador de emergência

 

Leve e de fácil manuseio, o carregador de emergência acompanha o veículo e pode ser utilizado em tomadas comuns residenciais (8 A ou 10 A), tanto 110V quanto 220V. Esse carregador é indicado para para situações de emergência, já que por conta da baixa potência, podem demorar até 40 horas para carregar completamente a bateria, dependendo do tamanho e da potência da tomada.

 

Carregador portátil

 

Os carregadores portáteis, apesar de parecidos com os de emergência, fornecem maior potência de carregamento, podendo chegar até 22 kW, podendo carregar uma bateria de 40 kW em menos de duas horas. Outros modelos menos potentes podem levar cerca de seis a 30 horas para carregar completamente um veículo.  Os portáteis são indicados para carregamentos noturnos ou para quem precisa da solução em mais de um lugar, como em casa e no escritório, por exemplo. 

Carregador portátil NeoCharge - Foto: NeoCharge

Carregador portátil NeoCharge – Foto: divulgação/NeoCharge

 

Carregador residencial ou Wallbox

 

Os carregadores Wallbox são instalados nas paredes, sendo indicados para residências, oferecendo potência entre 3,7 kW e 22 kW em corrente alternada (AC). Esse modelo é capaz de carregar um carro em apenas duas horas, mas podendo chegar até 12 horas de carregamento dependendo da tensão em que for instalado. 

Carregador Wallbox BMW - Foto: BMW

Carregador Wallbox BMW – Foto: divulgação/BMW

Carregador comercial

 

O carregador comercial é parecido com o residencial, podendo oferecer potência de até 40 kW, carregando um veículo em um período que vai de duas a seis horas. Outro diferencial desse tipo é a possibilidade de carregar mais carros de forma simultânea, já que podem ter mais de uma saída para carregamento.

Carregador comercial BYD - Foto: BYD

Carregador comercial BYD – Foto: divulgação/BYD

Carregador de carga rápida

 

Os carregadores de carga rápida, disponíveis em eletropostos por exemplo, são capazes de carregar completamente um veículo em questão de minutos. Esse tipo de carregador pode oferecer potência de até 60 kW em corrente alternada (AC), ou até 400 kW em corrente contínua (DC). Nesse caso, a limitação fica por conta da capacidade máxima de recebimento de energia do veículo. 

Apesar da facilidade em carregar rapidamente um carro elétrico, esse tipo de carregamento pode acelerar a deterioração da bateria, diminuindo sua vida útil. A indicação é usá-lo em casos onde é necessário a carga rápida, como em viagens, por exemplo. 

Carregador de carga rápida em eletroposto - Foto: divulgação/Vibra

Carregador de carga rápida em eletroposto – Foto: divulgação/Vibra

 

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Carregador de carro elétrico: quais os tipos de conectores?

 

Independente do local que for carregar o veículo, outro ponto que é preciso ter atenção é se o carregador possui a tomada de saída da estação de recarga compatível com a entrada do veículo, assim como o cabo utilizado também precisa ser compatível. Confira os principais tipos de plugues e conectores que podem ser utilizados em carregadores de carros elétricos.

 

Tipo 1 (SAE J1772)

O Tipo 1 possui três pinos: fase, neutro e terra, além de outros dois para a comunicação com o veículo. A potência de carregamento chega até 7,4 kW (dependendo do carregador e da capacidade da rede). É um carregador AC que pode ser tanto de carga lenta (3,7 kW), quanto de carga rápida (7,4 kW). É muito utilizado nas regiões asiática e norte-americana.

Imagem: EV Institute

Imagem: EV Institute

Tipo 2 (IEC 62196)

O Tipo 2 foi desenvolvido para carregamento em redes trifásicas AC, suportando uma potência de até 22 kW. A disposição dos pinos é semelhante ao encontrado no Tipo 1, mas com dois pinos a mais para as fases extras necessárias para o carregamento trifásico. Esse carregador permite uma maior capacidade de energia, o que pode diminuir o tempo de carregamento de um veículo quando comparado com o Tipo 1. 

Imagem: EV Institute

Imagem: EV Institute

 

GB/T 20234

Apesar da semelhança com o Tipo 2, eles não são compatíveis. O GB/T foi desenvolvido para atender às normas de carregamento AC da China, possuindo potência de até 22 kW e também trabalhando em rede trifásica. Quando utilizado em corrente contínua (DC), suporta até 250 kW. 

Imagem: EV Institute

Imagem: EV Institute

 

CHAdeMO

O nome, que pode parecer estranho, é uma abreviação de “Charge deMove”, um sistema de carregamento rápido em corrente contínua (DC) desenvolvido no Japão. A potência gerada pode chegar até 400 kW. Possui três pinos de alimentação e outros seis para comunicação. 

Imagem: EV Institute

Imagem: EV Institute

Texto: Daniel Palermo

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