Material que substitui o aço na blindagem pode ser até 80% mais leve

A Carbon realizou o evento Carbon Blindagem Performance Day para demonstrar as diferentes tecnologias de segurança balística oferecida pela empresa. Foram utilizados dois veículos BMW iX40 que estavam com diferentes tecnologias de blindagem.

Um dos veículos estava com a tecnologia de blindagem de aço e vidros blindados convencionais, o outro utilizava a blindagem com Tensylon e vidros ExtraClear. Vale lembrar que ambas as tecnologias atendem aos padrões de proteção balística III-A, o nível mais alto permitido pela legislação brasileira.

Carbon Blindagem Performance Day

Carbon Blindagem Performance Day

Tecnologia de blindagem

O Tensylon é um material de polietileno produzido pela Dupont, 80% mais leve que o aço e possui a mesma resistência balística. os projetos de blindagem com esse material são desenvolvidos sob medida para cada modelo.

Amostra em Tensylon (divulgação/Carbon)

Amostra em Tensylon (divulgação/Carbon)

A blindagem consiste com o Tensylon em substituição ao aço, ou seja, é utilizado uma camada da tecnologia em polietileno em combinação com a manta de aramida, material produzido em Kevlar pela Dupont e é empilhado em camadas com um filme termoplástico para junção, em processo de autoclave que aplica alta pressão e temperatura.

Ao contrário de blindagem automotivas realizadas apenas com aramida, o Managing Director da EDAG do Brasil, Martin Vollmer, informou a necessidade de uso do aço ou o Tensylon para garantir proteção balística eficaz. “Nós da EDAG cuidamos disso na engenharia, desenvolvendo projetos para garantir essa segurança através de testes balísticos e automotivos como o que estamos executando. Um carro blindado só com aramida não é seguro; tem regiões e áreas dentro do carro que precisam do aço ou Tensylon para garantir a máxima segurança dos passageiros, a blindagem só com a aramida talvez tenha vantagens em outras coisas, mas não para a segurança do cliente final”.

Amostra em aço (divulgação/Carbon)

Amostra em aço (divulgação/Carbon)

Teste em pista

Durante os testes de rodagem e frenagem com os dois BMW iX40 blindados, no Centro de Testes e desenvolvimento Zeentech, em Tatuí, foi possível analisar as diferenças entre as tecnologias de blindagens para os condutores e passageiros do veículo.

BMW iX40 com blindagem em aço (divulgação/Carbon)

BMW iX40 com blindagem em aço (divulgação/Carbon)

Primeiro foram feitas duas voltas com o veículo que utiliza a blindagem em aço, no momento das curvas o carro apresenta uma tendência mais acentuada a rolagem, por causa do peso, necessitando a diminuição da velocidade e maior curso de esterçamento do volante de direção, assim como maior distância de frenagem.

Já o modelo com a blindagem em Tensylon apresentou melhor dinâmica durante as acelerações, menor distância de frenagem e esterçamento do volante durante as curvas, estas que não apresentavam tendência a rolagem e faziam com que o veículo se comportasse melhor nas entradas de curva, além de proporcionar menos ruído externo à cabine.

BMW iX40 com blindagem em Tensylon (divulgação/Carbon)

BMW iX40 com blindagem em Tensylon (divulgação/Carbon)

Setor de blindados

O setor de carros blindados no Brasil registrou um crescimento de 45% no primeiro semestre de 2024, com mais de 20 mil veículos blindados, segundo dados da Abrablin. São Paulo lidera com 85% do total de blindagens realizadas.

“A crescente demanda por segurança reflete a importância de eventos como o de hoje para apresentar nossas inovações e avanços tecnológicos ao setor e à imprensa especializada, que é a principal fonte de informações dos clientes e nossa maior aliada”, explica o CMO da Carbon, Cacá Mancebo. “Isso é crucial para a Carbon, pois ajuda a acabar com os mitos sobre a blindagem e a educar o público sobre a importância de se buscar qualidade e tecnologia nas soluções escolhidas”, finaliza.

Share This