Texto: Gustavo de Sá
Único representante da Caoa Chery entre os sedãs, Arrizo 5 quer conquistar clientes de VW Virtus pelo conteúdo de série
Prometido para o Brasil desde o Salão de São Paulo de 2016, o Caoa Chery Arrizo 5 finalmente estreou nas lojas no fim de novembro passado para disputar o aquecido segmento onde estão Volkswagen Virtus, Toyota Yaris Sedã e Honda City, entre outros. Para enfrentar estes nomes de peso, o três-volumes aposta na ampla gama de itens de série e no motor turbo por preço inicial abaixo dos R$ 70 mil.
Fabricado em Jacareí (SP), o modelo recebeu retoques no visual em relação ao carro presentado pela Chery (antes da parceria com a Caoa) no Salão do Automóvel de 2016. Os para-choques dianteiro e traseiro são novos, assim como as lanternas. De acordo com o CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso, as mudanças foram aplicadas simultaneamente nos carros feitos no Brasil e na China.
O Arrizo 5 nacional traz motor 1.5 turbo flex, que produz 150 cv (E)/147 cv (G) a 5.500 rpm e 19,4 kgfm a 4.000 rpm com ambos os combustíveis. O câmbio é automático do tipo CVT com simulação de sete marchas. O sedã tem 4.532 mm de comprimento, 1.814 mm de largura e 1.487 mm de altura. Para efeito de comparação, ele é 50 mm mais comprido, 63 mm mais largo e 15 mm mais alto que um Volkswagen Virtus. A distância entre eixos, por sua vez, é a mesma para os dois: 2.650 mm.
Ao vivo, o modelo impressiona pelo porte e proporção entre os volumes dianteiro e traseiro. Pequenos e regulares, os vãos entre portas e as chapas da carroceria estão no nível dos rivais. O porta-malas do Caoa Chery tem 430 litros de capacidade.
A cabine traz materiais e plásticos simples, mas com bons encaixes. O banco do motorista tem apoio lateral satisfatório para o tronco. Porém, não há regulagem de distância do volante e nem mesmo espelho no para-sol do motorista. No banco traseiro, os passageiros contam com ampla área para as pernas.
Recheado de fábrica
São duas versões: RX (R$ 65.990) e RXT (R$ 72.990). Desde a básica, há bom recheio de série, com controles eletrônicos de estabilidade e tração, volante multifuncional em couro, central multimídia com tela de 7 polegadas, câmera de ré, sensores de estacionamento na traseira, rodas de 16 polegadas, controle de cruzeiro, chave presencial e botão de partida. A configuração de topo acrescenta rodas de 17 polegadas, airbags laterais de tórax e de cortina (seis ao todo), teto solar e bancos em couro.
No rápido test drive promovido pela marca dentro das instalações da fábrica de Anápolis (GO), pudemos guiar o modelo por um curto percurso de menos de três quilômetros com trechos limitados a até 100 km/h. Foi possível sentir que a suspensão prioriza o conforto em detrimento de maior rolagem da carroceria em curvas e desvios rápidos. Em acelerações com o acelerador cravado, o câmbio CVT eleva a rotação para a faixa de potência máxima e faz o 1.5 turbo lembrar um motor de aspiração natural. A marca não divulga números de desempenho ou consumo, dados que ficarão para um futuro teste completo em nossa pista em Limeira (SP).
A expectativa da Caoa Chery é comercializar 500 unidades/mês do Arrizo 5. O sedã possui três anos de garantia total e cinco anos para o conjunto motor e câmbio. Segundo o site da marca, as três primeiras revisões (até 30 mil km ou três anos de uso) custam, ao todo, R$ 1.516 – para efeito de comparação, a manutenção de um Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI no mesmo período sai por 1.322.
Fiz teste drive e gostei muito parecido com o focus 2.0 titanium que eu tenho, acabei comprando um um Arrizo 5 completo exelente carro e mais econômico que o focus, conforto e sensao dirigir são muitos parecidos e anda igual ao focus.
Meus deus a reportagem é do arrizo 5 e tem gente q trás experiência de outros carros, AFF por favor… TB já tive uma Tiggo a primeira q veio p Brasil… Nunca me incomodou, carro honesto pq entrega um produto compatível com a proposta… E carro nada a ver com os ovos tiggos… Mas já tive carro nacional várias experiências negativas mas o assunto aqui é arrizo 5 e eu já dirige e não tem carro na faixa de peço q ele com tantas qualidades…
Boa noite
O brasileiro é meio estranho ao se falar de carros, né?Prefere pagar muito mais caro por uma marca “tradicional” que vende carros muito piores por uma suposta confiabilidade. Aí, atacam os novos pra proteger seu ponto de vista.
Tenho um Arrio 5 RX a quase 3 meses, 3300km rodados e, fora ser um pouco mais gastão na cidade (6,8 km/l no álcool em SP), não vi problemas – inclusive no pós venda que tem sido muito correto até agora.
Com um ano, certamente terei passado um excelente ano com o carro…
Comprei um arrizo 5 essa semana, ainda não recebi, mas pelo que pesquisei e pelo que o carro entrega, acredito que fiz uma otima escolha. Já tive um QQ2012, fiquei 4 anos com o carro e não precisei gastar 1 centavo em oficina ou coisa do tipo, o carro era super economico e completo (painel digital, air-bags, banco em couro, ar condicionado, etc), o brasileiro está acostumado a andar de gol, paga caro em um carro que até hoje vem com vidro manual e muitos sem direção hidraulica.
A fusão da marca Caoa mais a Chery vai trazer muitos beneficios e mais credibilidade para a Chery, é só lembrar o estouro de vendas e sucesso que fez o HB20 no Brasil.
Concordo com você.
Amigo fiz um teste drive nesse arrizo e vou te falar, o Virtus na mesma faixa de preço fica no chinelo. Muito bem feito o carro, acabamentos de alto padrão, motor e câmbio bem acertado. Acho que depois que a Caoa entrou na Chery, tem tudo para se tornar um sedan médio Premium a um preço justo
29/07/2019 estive na mesma concessionária. Tive a mesma impressão. Ou eles querem vender do jeito que ELES acharem melhor ou está faltando boa vontade da equipe. Para uma montadora que vende míseras unidades por mês, está faltando e muito aprender a negociar. Uma pena pq o carro é excelente e lindo.
Tenho meu 3 (terceiro carro da CHERY) Face, Celer e agora New QQ todos ótimos nunca tive um problema ! Andei no Arrizo 5 magnifico carro Custo x Benefício o melhor Sedan do Brasil, excelente trabalho da CAOA com a CHERY que é a mairo exportadora de carros no mundo, fez baita investimento no BRASIL !
Caro José Alberto. A Caoa lançou a Hyundai no Brasil a muitos anos e na época ninguém queria saber de seus carros. Agora ela esta investindo na Chery. Comprei um Face da Chery no final de 2011 quando muitos falavam super mal (talvez comentários das concorrentes que não queriam parar de vender seus lixos a preço de BMW, etc.) Estou com a carro até hoje e claro que ele é um pouco barulhento, mas nesses quase 9 anos as únicas coisa que gastei com ele foram: pneus (os originais que falavam tão mal duraram 50 mil Km), palhetas do limpador de para brisas, velas, pastilhas de freio (até hoje não precisou trocar as lonas dos freios traseiros), duas mangueiras do radiador, cabo de embreagem (aos 103 mil km) e a correia dentada (aos 60 ou 70 mil Km e te falo, a correia não tinha nem uma fissura, parecia nova) Praticamente todos esses são os itens consumíveis, ou seja todos os carros têm de trocar. Pretendo comprar um Arrizo 5 pois tem um custo muito bom! Na época paguei R$. 29.900,00 no Face completo que era praticamente o preço de um Uno “pelado”. Não me arrependo, nem tive prejuízo com a compra, apesar da desvalorização do carro ser um pouco alta.
Boa noite DSH!Quero ver o seu comentário daqui uns dois anos em relação a sua jóia que está em teste em solo brasileiro.
Fiz o teste com com arrizo 5 carro top!! Será a minha próxima compra!!Burro é aquele compra VW, GM,Ford, Fiat (popular) a preço de 70.000,00 e que não tem 1/3 do que o arrizo oferece. Brasileiro só estudando mesmo!!
Comprei o arrizo 5 RXT nada a reclamar carro nota 1000 comparando-se visto benefício. A COA deu credibilidade a marca. Para os conservadores não esqueçam que peças de carros como Toyota WV outras com produção no Brasil várias peças e componentes eletrônicos são produzidos na China reduzindo assim o custo.
Quanto ao Arrizo5 nota 10acabamento ótimo bom desempenho ótimo espaço interno muito melhor que marcas famosas instaladas no Brasil que só vendem carros com o básico do básico.
Parabéns CAOA acertou na mosca.
Mestre, perdoe a sinceridade. Mais sentir esse carro com desempenho, só se for no cartório mesmo (ao invés de autódromo)
Tive a triste experiência de ter um cielo chery. Experiência desastrosa. Portanto, acredito ser a mesma ilusão da geração anterior dos carros chery
Carlos Anacleto Boa tarde!Quando este motor estiver com injeção direta este consumo vai melhorar.
Clodoaldo boa tarde!Eu rodo uma média de 25mil/km por ano.Tenho um new fiesta sel 2017 o mesmo está com 50mi/km e só fez às revisões e mais nada.Estou a procura de um sedan econômico como o meu carro e que satisfaça as minhas necessidades.
Quem fica com carro com 100 mil km?
Comprei um Arrizo 5 quase 1 mês. Estou impressionado que nunca gastei tanto com combustível como agora. Simplesmente o carro está fazendo 6 km/litro na cidade e 8,5 km/litro na estrada. Voltei na concessionária Caoa Chery e eles fizeram ajustes nas velas, porém nada mudou. Estou muito triste, porque o carro é bem bacana, porém bebe mais que um alcoólatra.
Boa noite!Estou aguardando respota da CaoaChery a respeito do que foi dito na pergunta anterior!Sobre o uso do carro em condições severa e o mesmo com avaliação dos 10,20,30,40,50,60,80,90 e 100mil/km pra consolidar este veículo no país
Quero ver um arrizo5 com 100mil/km.Se tudo estiver perfeito eu compro!
Obs:vender um lote de cem carros p/taxista bem
baratinho só pra ver o resultado e n/ convidar jornalista pra dar uma voltinha em pista de teste.
Boa tarde fiz um teste drive no veículo achei o máximo gostaria muito de estar adquirindo um em breve.
Interessante esses comentarios. Realmente o atendimento deixa muito a desejar. Sugiro que leiam tudo sobre o carro antes e só façam o teste para ver se realmente interessa. Comprei um tiggo 2 e já fui interpelado varias vezes pelas pessoas para saber do carro. Chama a atenção pelo novo conceito.
ISso chama CAOA, foi o que ela fez com a Hyundai e vai fazer com a Chery, o pós venda da CAOA deixa qualquer montadora no chão, porém, a Hyundai se lascou, pois os melhores funcionários foram alocados na Chery e a qualidade e pós venda da Hyundai caiu muito de 09/2018 pra cá, depois da tentativa de facada na CAOA. Tenho um new i30 e o que me deixava seguro na hyundai era a CAOA, hoje não tenho mais interesse em ficar na Hyundai devido a largada de mão da CAOA para dar atenção para a Chery
Eu só posso elogiar muito o atendimento que tive na concessionária de Londrina. Falamos muito pelo WhatsApp e depois de alguns acordos fui a Londrina pois moro a 50km. Cheguei tarde (depois das17:30) e eles me atenderam como se fosse 10h da manhã… andei, perguntei sobre tudo e o que foi mais legal, estava claro que eles queriam vender. Acho estranho outras demonstrarem desinteresse em vender, pra mim é coisa da Honda, que já me atendeu muito mal na mesma cidade. Ahhhh, comprei, mesmo já tenho passado mais de 1 h do fechamento da agência. Semana que vem estarei de carro novo, e tomara que tenha a sorte de curtir muito esse carro turbo, que me agradou em tudo!
Concordo plenamente com vc!
Concordo plenamente! Tenho um I30 e vou trocar agora pelo Arrizo. Não me arrependo e gostei do Arrizo pois achei na dirigibilidade muito parecido com I30, no quesito tamanho interno também! A Caoa está indo no caminho certo!
Duvido muito que este veículo seja considerado um casamento. Lembro da primeira versão do i30 2009, muitos disseram isso, viu o estouro que foi de vendas né? Deixe de ser brasileiro, defendendo essas porcarias de 70 mil, que não tem nem a metade da tecnologia desse carro que, apesar de ser chinês, é produzido na mesma fábrica da Hyundai, ou seja, tem o mesmo controle de qualidade. Abra a mente, meu amigo.
Fiz um teste drive do Arrizo em Curitiba e a primeira impressão que tive foi muito boa. Espero que saiam logo umas avaliações mais completas dele na imprensa pois saí da loja empolgado.
😂😂😂
Olá caro Adelson Boa noite.ao ler seu comentário achei que talvez possa ajudá-lo acabei de compra o arrizo5 na caoa da Av.joao dias lá a equipe é bem treinada e por isso eu recomendo entre todos destaco o vendedor Sr calos por quem fui atendido o qual me prestou todos os esclarecimentos que precisava pra fechar negócio.se você puder ir lá garanto que vai gosta uma forte abraço.!!!!
Orezado Adelso, tambem fui mal atendido na concessionaria em Santos-SP. Fiz ma reclamacao direto na CAOA CHERY e foram muito atenciosos comigo. Dentre outros detalhes recebi inclusive uma ligacao telefonica da CAOA se desculpando pelo ocorrido e agradecendo pelo meu contato. Sujiro que faca o mesmo,pois so assim teremos um tratamento digno nas concessionarias e que diga-se passagem o mal atendimento é comum em nosso conercio. Abracos.
Procura o Giba lá. Comprei um QQ coisa ele e fui muito bem atendido.
Fui o segundo comprador desse maravilhoso carro, na cidade do RJ .Estou satisfeitíssimo . Tenho alcançado média de 13 km/l , com gasolina na cidade. Carro confortável , silencioso, estável, enfim ,me proporciona tudo que um da sua categoria ,com preço muito menor. Recomendo.
Casamento
Estive recentemente na revenda de Canoas/RS, para ver especificamente o Arrizo 5 e o Tiggo SX5.
Vendedora não demonstrou interesse nenhum em vender nada, limitando-se a apresentar os carros e responder o que sabia (que não era muito).
Estive na loja da rua Clélia na lapa onde fiquei muito interessado .uma pena o pessoal de la não ter interesse em vender
Tive o prazer de andar nesse maravilhoso veículo no cartório de aldeia da Serra onde tinha também concorrentes na mesma categoria, mas o ARRIZO 5 superou a concorrência em todos os quesitos em uma pilotagem mais agreciva, digno para um bom piloto, nosso ídolo eterno AIRTON SENNA DA SILVA, carro perfeito para o dia a dia, viagens e muito bom de chão carro perfeito superou todos.