A JAC Motors tem sofrido no mercado brasileiro, principalmente por conta do “super IPI” que o governo passou a cobrar dos importadores que não investem no mercado local e também por conta da crise que afetou todo o mercado.
Mas, mesmo diante dessas dificuldades, a empresa continua apostando no segmento que mais cresce, o dos SUVs compactos, trazendo agora o modelo T5 com câmbio CVT. Este T5 usa o mesmo motor 1.5 de 127 cv e 15,7 mkgf da versão manual e, como é de se esperar, ele privilegia o conforto, e não o desempenho. O problema é que a caixa utilizada pela JAC exibe uma demora além da normal nas respostas.
Para quem nunca dirigiu um veículo automático esse comportamento talvez não incomode tanto, mas para quem está habituado com sistemas mais eficientes, a demora irrita. A solução, nesse caso, é selecionar o padrão de trocas manuais e passar a comandar as trocas por meio da alavanca, deslocando-a para a esquerda.
Em compensação, o que agrada na condução urbana é a altura do carro em relação ao solo, assim como a calibração da suspensão, que ajuda a superar os buracos e valetas com relativa facilidade e conforto.
Na pista de testes, o desempenho do T5 foi satisfatório. Para acelerar de 0 a 100 km/h, por exemplo, o SUV precisou de 12s43, o que não parece ruim para um utilitário com 1.220 kg e motor 1.5. Mas, nas retomadas, o T5 não agradou tanto, necessitando de 12s75 para ir de 60 km/h a 120 km/h, por exemplo. Além disso, o nível de ruído se mostrou elevado.
Desempenho à parte, o JAC T5 tem alguns pontos que merecem ser destacados, como o espaço interno que é bastante atraente, principalmente quando comparado com alguns concorrentes do segmento.
Além disso, o seu custo-benefício é bom, já que é oferecido por R$ 69.990 e exibe uma lista de itens que inclui central multimídia capaz de espelhar smartphones, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste de altura, revestimento interno de couro, volante multifunção, entre outros, além da garantia de seis anos.
Em um segmento tão concorrido – e com modelos de marcas mais tradicionais –, a trajetória do JAC T5 CVT no Brasil não será fácil. O modelo, porém, pode atrair os consumidores que desejam adquirir um SUV compacto, mas não querem desembolsar o preço dos modelos da concorrência (principalmente as configurações com o mesmo nível de equipamentos). Os representantes da JAC no Brasil apostam nisso para recuperar suas vendas no país.