Não passaram dois dias desde que a Fiat assumiu o nome Toro e liberou a primeira foto oficial (mas ainda “disfarçada”) da nova picape, e imagens muito mais reveladoras já caíram na internet. No início da madrugada desta sexta-feira (2), centenas de contas do Instagram espalhavam duas fotos do modelo, certamente dentro da fábrica de Goiana (PE). Um Jeep Renegade que aparece numa delas atesta a localização.
Possivelmente captadas por funcionários da unidade e logo vazadas em redes sociais, as imagens comprovam a ousadia da Fiat ao adotar na dianteira da Toro o estilo bruto e de pontos de luz espalhados, prenunciado pelo americano Cherokee e ensaiado pelos italianos 500L e X: são três seções no conjunto óptico, a mais alta delas muito estreita, e a intermediária bastante maior que as demais (a unidade da foto tem apenas nichos nas extremidades dos parachoques, onde devem ir luzes de neblina em certas versões).
Mas a maior revelação está na foto que mostra a Toro por trás. Já havia rumores de que a Fiat apostava alto numa solução criativa (e até agora misteriosa) para melhorar o acesso dos usuários à caçamba, operação trabalhosa nas picapes porque a tampa traseira baixada acrescenta pelo menos meio metro de distância até o objeto que se deseja alcançar.
A sacada da Fiat foi bolar uma tampa bipartida cujas partes abrem para o lado, como se fossem as portas traseiras de um furgão. O mecanismo de abertura fica coberto pelo emblema da Fiat. As dobradiças superiores das folhas ficam acima das lanternas, que são fixas (as peças passam acima delas).
Assim, a operação de carga e descarga pode ser feita com o corpo junto ao limite da caçamba. A antiga picape City, da própria Fiat, montada sobre o pequeno 147, abria para o lado esquerdo, mas a peça era única. (Mesmo caso da americana Honda Ridgeline, picape monobloco americana que foi estudada pelos engenheiros da Fiat; a tampa pode abrir para baixo ou para o lado.)
QUE VANTAGEM A TORO LEVA?
Estamos longe de saber como será a campanha publicitária da Toro, mas não há dúvida de que esse ponto será muito explorado, até porque será uma vantagem comparativa com a recém-lançada Renault Duster Oroch e, em rigor, todo o portfólio de picapes médias disponível no Brasil, de todas as marcas. Trata-se de um segmento conservador, em que qualquer novidade custuma fazer barulho.
CARRO ONLINE já publicou a lista de versões e de equipamentos da Toro. São três versões, Urban, Adrenaline e Country, totalizando sete variações devido às escolhas de motor, câmbio e tração. As opções de trem-de-força são 1.8 flex automático 4×2; 2.0 diesel manual ou automático 4×2; 2.0 diesel manual (seis) ou automático (nove marchas) 4×4.
Agora, juntamente com as fotos, publicamos também a lista de opcionais de cada uma das versões:
URBAN
Kit Style: rodas em liga leve aro 16 e pneus 215/65, faróis e lanterna traseira de neblina
Kit Uconnect: sistema Ucconect de tela 5 polegadas touchscreen com comando de voz, volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e Bluetooth
Kit Uconnect Nav: acrescenta navegador GPS
Kit High Tech: sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico
Sensor de estacionamento traseiro
Bancos revestidos parcialmente em couro
ADRENALINE
Kit Uconnect Full: sistema Uconnect de tela 5 polegadas touchscreen com navegador GPS e câmera de ré
Kit High Tech: sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico
Pack Safety: airbags laterais, airbags de cortina, airbag de joelhos para o motorista e sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Bancos revestidos parcialmente em couro
Teto solar elétrico
COUNTRY
Kit Style Full: rodas de liga leve aro 18 e pneus 225/55 com jogo de parafuso antifurto nas rodas
Kit High Tech Full: sistema de som Hi-Fi com subwoofer e faróis de lampada xênon
Pack Safety
Bancos revestidos parcialmente em couro
Teto solar elétrico
O lançamento da Fiat Toro, que a marca quer chamar de SUP (de sport utility pick-up), está previsto para fevereiro de 2016. E o exemplar das fotos parece ser produto de linha de montagem definitiva.