Modelo possui quatro motores e potência combinada superior a 3.000 cv
A BYD, por meio de sua submarca Yangwang, estabeleceu um novo recorde com o U9 Track Edition. O modelo se tornou o veículo elétrico a atingir a maior velocidade máxima no mundo, alcançando 472,41 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha. O recorde foi estabelecido pelo piloto alemão Marc Basseng, que já havia conquistado o recorde anterior em 2024.
O Yangwang U9 Track Edition tem uma arquitetura elétrica de 1200 V, a primeira produzida em série no mundo. Segundo a marca, ela possui gerenciamento térmico otimizado que permite maior eficiência energética e estabilidade em condições extremas.
O conjunto mecânico da versão que estabeleceu o recorde é formado por quatro motores elétricos de 755 cv cada. De acordo com a BYD, a potência combinada ultrapassa os 3.000 cv, criando uma relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada.
Na dinâmica, o U9 possui sistema de vetorização de torque que ajusta o envio de força a cada roda cerca de 100 vezes por segundo, melhorando a tração e estabilidade em altas velocidades. Também, o sistema de controle de carroceria DiSus-X realiza ajustes individuais na suspensão em tempo real, reduzindo movimentos de rolagem e mergulho.
Por fim, para conseguir atingir a velocidade de 472,41 km/h, a BYD fez uma parceria com a fabricante de pneus Giti Tire, para o desenvolvimento de pneus semi-slick exclusivos para o U9 Track Edition. Os componentes foram projetados com compostos especiais e tratamento específico na interface entre roda e pneu, minimizando o deslizamento relativo em acelerações e frenagens, reduzindo desgaste e perda de torque.