Modelo elétrico marcou estreia da BYD no mercado nacional

BYD TAN amplia ofensiva contra SUVs premium elétricos

Por Marcos Camargo Jr.

O BYD Tan e também o sedã Han estrearam em 2022 com a promessa de uma marca que se firma hoje como líder no segmento de carros elétricos do mercado brasileiro. Agora a Tan chega à linha 2025 com mudanças de conteúdo importantes.

BYD TAN amplia ofensiva contra SUVs premium elétricos

Se por um lado o BYD Tan manteve o motor de 517cv o torque subiu de 68 para 70kgfm de torque. E o Pack de baterias que tinha 86kwh e agora conta com 108kwh. A autonomia também simulou de 400km no ciclo WLTP agora traz 430km (PBEV) e 530 (WLTP). A velocidade máxima é de 190km/h, aumento de 10km/h em relação ao anterior. Embora seja um SUV de grande porte e sete lugares o Tan tem apelo de carro esportivo. Tanto que a BYD diz que se trata de um “novo carro”.

BYD TAN amplia ofensiva contra SUVs premium elétricos

O motor elétrico de 517cv (em dois propulsores) é o mesmo porém agora ele tem 70kgfm de torque com tração integral e acelera de 0-100km/h em 4,9s. Em desempenho a BYD compara o Tan com GLB 200 1.3, Discovery Sport 2.0, Audi Q7 Perfirmance e Volvo XC90 Dark 2.0. Entre as novidades do Tan 2025 estão o pacote de multimídia com tela de 15,6” e cluster digital de 12,3” com ICS atualizado, sistema DiLink 4.0 com conexão com 5G e smartphones, som premium Dynaudio de 775watts com 12 alto falantes.

BYD TAN amplia ofensiva contra SUVs premium elétricos

O BYD Tan agora oferece um head up display com informações de navegação, bancos com aquecimento e nada menos que 30 recursos ativos de segurança que atuam com 15 sensores, câmeras 360°, 7 airbags (antes eram 6) e também freios Brembo com disco ventilado e perfurado. A suspensão do carro ganha a solução DiSus-C com sistema “semi ativo” que reage ao modo de pilotagem do motorista. O controle é feito por um módulo eletrônico inteligente.

BYD TAN amplia ofensiva contra SUVs premium elétricos

“Não somos só uma montadora de veículos. Somos muito mais do que isso. Praticamente todos os carros foram carregadores em velocidade super rápido pois a BYD está investindo também na infraestrutura e nas tecnologias que estão por trás disso, indo muito além do veículo”, disse Nathan Baranauskas. O BYD Tan 2025 estreia no mercado em versão única por R$ 536,8 mil. Ele reforça a linha elétrica já composta pelo sedã Han, Dolphin Mini, Dolphin, Dolphin Plus, Yuan e Seal.

Share This