Marca prometeu inaugura fábrica em Camaçari, na Bahia, ainda neste ano

A BYD anunciou que pretende alcançar mais de 50% de nacionalização de partes e peças até 2027. Além disso, em webinar com associados da Abipeças e do Sindipeças, a empresa lançou a campanha “BYD QUER CONHECER VOCÊ”, voltada à seleção de fornecedores brasileiros e ao desenvolvimento de uma cadeia local de suprimentos para a fábrica em Camaçari, na Bahia, que foi prometida para ser inaugurada ainda neste ano.

O evento contou com a participação de cerca de 300 representantes de empresas interessadas em integrar a cadeia de fornecimento da montadora. Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Auto Brasil, destacou: “A BYD sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é natural a busca por fornecedores de peças tanto na Bahia como em outros estados. O evento de hoje só reforça nosso compromisso em buscar parceiros nacionais. Ficamos muito animados com o interesse em conhecer um pouco mais sobre a empresa. A BYD é do Brasil e nossa cadeia será formada por brasileiros.”

Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças, afirmou que empresas que desejam produzir no Brasil com fornecedores locais terão total apoio das entidades. “Toda empresa que quiser produzir no Brasil, utilizando a cadeia de fornecedores locais, será muito bem-vinda e terá nosso total apoio”. A Continental Pneus, de Camaçari, foi a primeira empresa oficialmente homologada para fornecer peças à planta da Bahia.

A BYD já apresenta centenas de demandas de componentes essenciais, como para-choques, pneus e baterias, e a lista completa de peças será disponibilizada em breve. Vale lembrar que a montadora, que em 2025 vendeu 8 em cada 10 veículos elétricos e 3 em cada 10 híbridos no país, contando com quase 190 concessionárias, deve chegar aos 200 nas próximas semanas.

Share This