ZF Superbanner - 13.08-13.11

Um já é vendido no Brasil, enquanto o outro já está em testes nas ruas brasileiras

Se no passado o Fiat Uno e o Volkswagen Gol brigavam para ver qual era o mais vendido no Brasil, o futuro será um pouco diferente, pois teremos dois carros populares chineses 100% elétricos disputando pelo posto de favorito entre os brasileiros. De um lado está o BYD Dolphin Mini, lançado no início deste ano, e do outro estará o Leapmotor T03, que já é testado nas ruas de Minas Gerais. Inclusive, a marca, que está sob o guarda-chuva da Stellantis, chegará ao Brasil no início de 2025. Com esse breve panorama entre os dois compactos, já podemos compará-los usando os números de potência do motor, autonomia, equipamentos e medidas. Vale lembrar que a Revista Carro já testou o modelo da BYD e a Revista O Mecânico publicou uma análise técnica completa.

BYD Dolphin Mini estreia por R$ 89,9 mil e promete incomodar Onix, 208 e HB20

Medidas – Pequena vantagem para o Dolphin Mini

Visualmente, o Dolphin Mini apresenta traços da linha Ocean da BYD, com faróis angulosos, para-choque pontiagudo e traseira com ampla lanterna. Por sua vez, o Leapmotor tem um design semelhante aos modelos da Fiat, com traços arredondados nos faróis dianteiros e traseiros. Em relação ao tamanho, embora sejam muito próximos numericamente, o BYD Dolphin Mini tem uma pequena vantagem, com 3,78 metros de comprimento, 2,50 metros de entre-eixos, 1,71 metros de largura, 1,58 metros de altura e porta-malas de 230 litros. Já o Leapmotor T03 mede 3,62 metros de comprimento, 1,65 metros de altura, 1,59 metros de largura, 2,40 metros de entre-eixos e o porta-malas tem capacidade para 210 litros.

BYD Dolphin Mini estreia por R$ 89,9 mil e promete incomodar Onix, 208 e HB20

Autonomia – Empate na margem de erro

Na China, onde ambos os modelos são vendidos, a autonomia divulgada é de 403 km para o Leapmotor T03 e 405 km para o BYD Dolphin Mini. No Brasil, ainda não é possível comparar a autonomia dos dois, pois apenas o Dolphin Mini possui dados do Inmetro, que indicam 280 km, porém, na prática supera os 300 km por recarga. Entretanto, o ciclo do Inmetro reduzirá em 30% os 403 km do ciclo chinês CLTC, aproximando do modelo da BYD vendido no mercado nacional.

Além disso, é importante mencionar que a bateria do Leapmotor é LFP de 41,3 kWh da Hive Energy, maior do que a do Dolphin Mini, que tem 38 kWh, também LFP Blade da própria BYD.

BYD Dolphin Mini estreia por R$ 89,9 mil e promete incomodar Onix, 208 e HB20

Motorização elétrica – Leapmotor leva vantagem

Enquanto o Dolphin Mini tem uma pequena vantagem em tamanho e uma disputa acirrada na autonomia, o Leapmotor T03 vence no quesito motorização elétrica, com até 107 cv e 16,1 kgfm de torque. O BYD Dolphin Mini é equipado com um motor de 75 cv e 13,5 kgfm de torque.

Central multimídia – Empate na margem de erro

Como é conhecido, os carros chineses em geral possuem grandes telas no interior, como o Leapmotor T03 e o BYD Dolphin Mini. No entanto, antes das medidas, é importante mencionar o design. O T03 tem traços mais conservadores com linhas arredondadas que combinam com os quadrados das saídas de ar, além de um painel de instrumentos destacado. Por outro lado, no Dolphin Mini, as linhas são mais ousadas e apresentam um painel de instrumentos flutuante. Quanto ao tamanho dos equipamentos digitais, o compacto da Leapmotor leva vantagem com um painel de instrumentos digital de 8 polegadas e uma multimídia de 10,1 polegadas. Já o modelo da BYD tem um painel de 7 polegadas e, também, multimídia de 10,1 polegadas. A diferença é que a do Dolphin Mini é giratória, enquanto a do T03 não é.

Preço e outros rivais elétricos

O BYD Dolphin Mini é vendido por R$ 115.800 para quatro lugares e R$ 119.800 para cinco lugares. Já o Leapmotor T03 ainda não teve seu preço divulgado, já que ainda não está próximo do lançamento no Brasil, previsto apenas para o próximo ano. No entanto, os valores devem ser parecidos com o modelo da BYD.

Concessionários confirmam que Dolphin Mini vai custar R$ 89 mil na pré-venda

Em relação aos outros concorrentes no mercado brasileiro, como o JAC E-JS1, vendido por R$ 126.900, o Caoa Chery iCar por R$ 119.990 e o Renault Kwid E-Tech negociado no site da empresa por R$ 139.990.

BYD Dolphin Mini estreia por R$ 89,9 mil e promete incomodar Onix, 208 e HB20

Também é importante mencionar que, pelo porte e não pelo preço, também são relevantes os concorrentes a combustão, como o Fiat Mobi e o Renault Kwid, ambos na faixa dos R$ 70 mil.

Share This