Foram 4 milhões só no último ano
Texto: Marcos Camargo Jr. Fotos: Marcos Camargo Jr. e BYD/Divulgação
A BYD promoveu em Shenzen, na China, um evento para marcar os dez milhões de veículos produzidos. A revista Carro acompanhou o evento feito na fábrica de Xiaomozhen, a cerca de 100km de Shenzen.
O evento era direcionado à imprensa local chinesa e serviu como uma amostra de tecnologia. A BYD exibiu modelos como o já clássico F3, o F3DM que foi o primeiro híbrido e o E6 elétrico de 2010.
No Brasil a BYD já tem um portfólio de 11 produtos e se prepara para expandir a oferta de produtos com os carros das marcas DENZA e FENGCHANGBAO.
“Eu sempre tive espírito empreendedor olhando oportunidades como aquela vi nos anos 1990 com a tecnologia dos celulares e para ser realista eu não tinha ideia de onde poderia chegar”, disse Wang Chanfu, CEO fundador da BYD.
A BYD que começou como uma fábrica de baterias para celulares em 1994, entrou 9 anos depois no segmento automotivo produzindo sob licença o Flyer que era uma versão do Suzuki Alto.
O primeiro carro de sucesso da BYD era o F3 que usava a base do Toyota Corolla combinado com motor 1.5 a gasolina de origem Mitsubishi.
Apenas três anos depois o grande salto veio com o F3DM, primeiro híbrido plugin da marca. E já em 2010 veio o primeiro elétrico que era focado no segmento de táxis, o e6. Hoje a BYD produz baterias para marcas bem conhecidas como DJI, Chery, Saic, Huawei, Hisense, Xiaomi e Midea além da própria BYD e suas marcas como DENZA e Fengchanbao.