Sucessor do hiperesportivo Chiron deverá manter motor W16, mas com alto nível de hibridização
Após ser vendida em 2021 para a fabricante croata de carros elétricos Rimac, a Bugatti anunciou parte dos planos para o futuro. Entre eles, está a manutenção do motor a combustão nos modelos da marca. O próximo lançamento da Bugatti deverá ser o sucessor do Chiron, em 2024.
O anúncio foi feito pelo CEO da joint venture Bugatti Rimac, Mate Rimac, durante a apresentação de resultados da fabricante de origem francesa. Ainda que a expertise da Rimac em veículos elétricos possa nortear os próximos passos da Bugatti, o executivo garantiu a continuidade dos motores a combustão.
“Ainda não posso falar muito sobre planos futuros, mas posso dizer que vocês ficarão surpresos. Vocês ficarão especialmente surpresos com os recursos que ainda não foram vistos em nenhum outro carro, e estou pressionando também por um motor a combustão. Há futuro para motores a combustão na Bugatti”, revelou Mate Rimac.
O anúncio do executivo da Bugatti Rimac indica que o conhecido motor 8.0 W16, utilizado por Veyron, Chiron e todos os hipercarros recentes de produção limitada (como Divo, La Voiture Noire e Bolide, entre outros), será aprimorado. Rumores apontam que o motor terá alto nível de hibridização, com possibilidade de uma variante plug-in que tenha autonomia para rodar em modo elétrico nos centros urbanos.
Sucessor do Veyron, o Bugatti Chiron foi lançado em em 2016 e terá as últimas unidades produzidas em 2022, após 500 unidades vendidas em todo o mundo. Com quatro turbos, o motor W16 é uma evolução do usado até então no Veyron. Se no antigo modelo produzia 1.000 cv, no Chiron a potência máxima chega a 1.500 cv. Na versão limitada Chiron Super Sport, de 1.600 cv, o hiperesportivo é capaz de alcançar os 440 km/h.
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