A Peugeot apresentou nesta quinta-feira (18) os novos 308 (hatch) e 408 (sedã) durante o Salão de Buenos Aires, na Argentina. Ambos sofreram reestilizações que os deixam alinhados ao visual da marca já adotado na Europa. A gama do hatch deve receber ainda uma versão importada no último trimestre do ano.
As mudanças visuais foram as mesmas no 308 e no 408. Os dois ficaram mais parecidos com o hatch europeu lançado no ano passado para concorrer com Volkswagen Golf (mas não são o mesmo carro). O estilo ficou mais robusto, com uma dianteira mais pronunciada.
Os conjuntos ópticos seguem o padrão inaugurado no Brasil pela gama compacta 208 e 2008, aludindo a uma garra felina. O logotipo da Peugeot, com a imagem de um leão, sai do “V” cromado e passa a ser fixado diretamente na grade.
Na cabine, hatch e sedã ganharam quadro de instrumentos elevado (iCockpit), também já conhecido da gama compacta (o motorista olha o display por cima do volante) e novos materiais para o acabamento.
A Peugeot está implementando uma estratégia de oferecer modelos mais completos, descontinuando as versões de entrada Active de todo o seu portfólio. Assim, os novos 308 e 408 deverão ter só as versões Allure (intermediária) e Griffe (top de linha).
A marca ainda não detalha qual será o nível de equipamentos que os dois vão oferecer. A única certeza, por enquanto, diz respeito à central multimídia, que terá a tecnologia de espelhamento de smartphones (Mirror Link).
GT NO BRASIL
Miguel Figari, diretor-geral da Peugeot do Brasil, disse que o 308 importado da Europa terá posicionamento de mercado acima da configuração top do hatch argentino. O executivo, porém, não confirma qual será a versão escolhida.
A expectativa é de que a companhia importe a GT, impulsionada pelo motor turbo 1.6 THP com calibragem mais esportiva, capaz de gerar 205 cv de potência e movido somente a gasolina. Já o 308 e o 408 argentinos passam a usar o THP flex, de 173 cv (o mesmo do 2008).
Em baixa no mercado brasileiro, a Peugeot tem a expectativa de dobrar a venda de 308 e 408, que, hoje, emplacam apenas 400 unidades por mês (somados). As unidades com o novo visual chegam por volta de outubro às lojas do país.
Viagem a convite da Anfavea