Carro-forte elétrico Grupo Protege Eletra

Blindado para transporte de valores possui bateria mais pesada que um Renault Kwid e motor com 24 vezes mais torque que um BMW M5

 

 

 

Automóveis, ônibus e caminhões elétricos já são uma realidade mundo afora, apesar de ainda serem raridade nas ruas do Brasil. Apesar disso, uma empresa nacional de segurança e transporte de valores apostou na criação do primeiro carro-forte elétrico do mundo, com custo acima de R$ 1 milhão.

Os carros-fortes são caminhões blindados utilizados no transporte de bens e valores. O ponto de partida para o elétrico desenvolvido pelo Grupo protege em parceria com a Eletra foi o chassi de um carro-forte a diesel (MAN VW 8.160 2013/2014), que teve toda a mecânica a combustão substituída por dois motores elétricos e um pacote de baterias – processo conhecido como ‘e-reftofit’. Segundo a empresa, o desenvolvimento teve duração de um ano e meio.

Carro-forte elétrico Grupo Protege Eletra

O blindado elétrico possui motor elétrico de 449 cv de potência e impressionantes 1.800 kgfm de torque – nada menos do que 24 vezes o torque do V8 de um BMW M5 Competition. Um carro forte convencional pesa, em média, entre 7 e 9,5 toneladas. A empresa não revelou o peso da novidade, mas somente a bateria acusa 957 kg na balança – superior ao peso total de um Renault Kwid Outsider (806 kg).

A autonomia do carro-forte elétrico é de 75 km, o que restringe o uso a ambiente urbano. Segundo a Eletra, o tempo de recarga em estação de alta voltagem é de 2h30. Como em outros veículos elétricos, o blindado possui sistema de frenagem regenerativa, que converte a energia cinética de desacelerações em carga parcial para a bateria.

Com a utilização do carro-forte elétrico em São Paulo, a empresa espera redução na emissão de CO2 na atmosfera na casa de 1,4 tonelada por mês. A expectativa da transportadora é que o custo por km rodado seja 65% menor na comparação com um carro-forte a diesel.

Fotos: Divulgação

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