O novo X1, da BMW, teve pré-venda iniciada no Brasil nesta segunda-feira (14), segundo comunicado divulgado pela montadora. O crossover mudou de plataforma e recebeu novidades no desenho e na carroceria. A partir do primeiro trimestre do ano que vem ele será fabricado em Araquari (SC), mas as primeiras entregas — no começo de 2016 — ainda serão de unidades importadas.
Externamente, as principais mudanças na dianteira foram no parachoque, farol e grade. O destaque na traseira fica por conta das lanternas redesenhadas. A carroceria ficou 5,3 cm mais alta e 2,3 cm mais larga, efeito da nova plataforma. Segundo a BMW, o espaço para as pernas de quem viaja no banco de trás aumentou em 7,4 cm. No geral, o carro ficou mais parrudo, como se fora um irmão menor do X3 e do X5.
O novo X1 terá duas opções de acerto para o mesmo motor 2.0 TwinPower Turbo: 194 cv e 234 cv. O câmbio é sempre um automático de oito velocidades. O carro será vendido em três versões: sDrive20i GP (R$ 166.950), sDrive20i X-Line (R$ 179.950) e X1 xDrive25i Sport (199.950).
Os principais itens de série do X1 são: start/stop, modo de condução Eco Pro, faróis de LED, controles de tração e estabilidade, seis airbags, borboletas para troca de marcha manual, kit multimídia com tela de 6,5 poletadas, ar-condicionado digital de zona dupla, direção elétrica, rodas de liga leve aro 18, sensores de estacionamento traseiro e de chuva, acendimento automático dos faróis e bancos de couro.
“Em função da alta demanda sinalizada pelo mercado em relação ao novo BMW X1, decidimos iniciar a pré-venda do modelo neste ano. Temos certeza de que a nova geração, totalmente reformulada e com um pacote tecnológico diferenciado, tem todas as condições de se tornar uma referência em seu segmento”, afirmou Martin Fritsches, diretor de vendas da BMW do Brasil num nota oficial.