O segmento dos utilitários esportivos está, há muito tempo, em alta no mercado mundial. Sua proposta bem interessante de conciliar a versatilidade dos monovolumes com a posição de dirigir elevada e, em alguns casos, o nível elevado de desempenho e luxo caiu no gosto do público.
Nos dos próximos anos veremos uma série de novidades nessa categoria, em especial de marcas de luxo como BMW, Mercedes-Benz e Audi. Um traço em comum desses futuros SUVs? A maioria deles será compacto no tamanho.
Nessa linha a BMW prepara duas novidades interessantes, no caso os inéditos X4 e X2, que trazemos até você por meio de nossas projeções especiais.
O X4, antecipado neste ano por meio de um conceito exposto no Salão de Xangai, é o que chegará antes. Seu lançamento, ao menos na Europa, deverá ocorrer já no próximo ano.
Ele será mais um que investirá na mescla de formas entre um SUV e um cupê, seguindo a receita do X6, porém em uma “embalagem” menor. É possível que ele tenha por volta de 4,65 m de comprimento e quase 2 m de largura.
Você ainda acha grande um SUV desse tamanho? Então ficará feliz que a BMW prepara um produto ainda menor, seu utilitário esportivo de entrada. O X2 deverá estrear somente em 2016 no Velho Continente e contará com carroceria 2 portas. Seu design buscou inspiração no conceito X-Coupé de 2001, que, à época, era um exercício da marca em fundir elementos das linhas X (utilitários esportivos) e Z (conversível compacto).
Considerando o tamanho, é bem possível que tanto o X2 como o X4 sejam oferecidos também no Brasil.