A planta do BMW Group em Munique deu início à produção dos primeiros veículos de pré-série do novo BMW i3, marcando a fase final de preparação para a produção em série, prevista para começar no segundo semestre de 2026.
Segundo Peter Weber, Head da planta do BMW Group em Munique, este é um marco importante para a unidade. Pela primeira vez, o BMW i3 está sendo produzido integralmente no local, com o uso de tecnologias de fabricação de última geração e processos totalmente digitalizados. Com a produção já próxima do padrão de série, todas as áreas da fábrica — estamparia modernizada, nova carroceria, pintura de última geração, montagem final e logística — passam a operar em condições reais de produção.
A fase de pré-série é essencial para a integração de novos modelos. Até então, os primeiros veículos eram montados com o apoio de uma planta piloto no Centro de Pesquisa e Inovação. Agora, com a conclusão das novas instalações em Munique, todo o processo produtivo acontece dentro da própria fábrica. Mesmo com volumes reduzidos, todas as peças seguem os fluxos logísticos definitivos e passam pela linha de produção completa, permitindo a validação de processos, equipamentos e sistemas digitais.
Cada componente e etapa do processo é analisado detalhadamente, com foco especial na aprovação de ferramentas e equipamentos de produção, além da sua integração aos sistemas existentes. Os testes realizados com os veículos de pré-série permitem identificar oportunidades de otimização que serão aplicadas antes do início da produção em larga escala.
Paralelamente, os colaboradores passam por treinamentos intensivos. Inicialmente realizados em ambientes virtuais com apoio de realidade aumentada, os treinamentos agora acontecem diretamente nas novas instalações e máquinas. A integração entre as áreas produtivas é considerada fundamental para garantir um início de produção em série eficiente e sem interrupções.



