BMW i8 roadster e coupé

Lançado em 2014, esportivo sai de linha sem deixar um sucessor com o mesmo tipo de propulsão

 

Em meio a uma onda cada vez mais intensa de lançamentos de modelos híbridos e elétricos, causa surpresa o anúncio recente da BMW: a marca encerrou ontem (25) a produção do híbrido i8, que sai de linha sem deixar um sucessor com o mesmo tipo de propulsão.

O último lote produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha, contou com 18 unidades do modelo, nas opções de carroceria cupê e roadster (conversível). Cada um deles foi pintado em uma cor exclusiva, que nunca havia sido aplicada ao i8 até então.

Fim da produção BMW i8 2020

Híbrido do tipo plug-in (recarregável na tomada), o BMW i8 mais recente combinava um motor elétrico de 143 cv no eixo dianteiro a um 1.5 3 cilindros turbo de 231 cv no eixo traseiro. A potência combinada era de 374 cv.

Segundo dados de fábrica, a versão cupê acelerava de 0 a 100 km/h em 4s4, enquanto o roadster cumpria a mesma prova em 4s6. A velocidade máxima era de 250 km/h no modo híbrido, e 120 km/h no modo 100% elétrico, com autonomia de até 55 km.

Fim da produção BMW i8 2020

O cupê tinha 1.500 kg de massa, perfeitamente distribuída na proporção 50/50 entre os dois eixos.

O BMW i8 adotava novas tecnologias não só no conjunto motriz, mas também na estrutura da carroceria, com uso massivo de compósito de fibra de carbono nas partes que formavam o habitáculo.

Nestes 6 anos de mercado, mais de 20 mil unidades do BMW i8 foram vendidas.

Fotos: Divulgação

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