Para quem imaginava que o segmento dos SUVs poderia passar por um “esfriamento” após ganhar tantas novidades nos últimos meses, é bom se preparar: ao que tudo indica, a briga continuará boa. Principalmente na Europa.

Futuro BMW X2 seguirá a receita cupê dos primos X4 e X6

Embora diversas fabricantes estejam preparando as suas atrações (como pôde ser visto no Salão de Genebra deste ano), a BMW é a empresa que deve investir com mais força nessa categoria. E com modelos de vários portes.

A terceira geração do X3, por exemplo, passará a ser montada sobre a nova plataforma modular da fabricante, e ganhará dimensões maiores. A intenção da Casa de Munique, com isso, é firmar a posição do X3 como um modelo intermediário entre o X1 e o X5, o que não está tão claro atualmente.

Estratégia criar um modelo mais atraente para o público jovem

Por falar no X1, a BMW prepara outra novidade interessante nesse segmento. Com o su­ces­so dos “SUV-cupês” (X4 e X6), a empresa vai lançar o X2, modelo do mesmo porte que terá a incumbência de ser a configuração com apelo esportivo não apenas no visual, mas também na mecânica, com motores e transmissões mais “nervosos”. Sua estreia deve ocorrer em 2017.

BMW i5, maior que o i3, deverá enfrentar o elétrico Tesla Model X
A empresa da Baviera também está de olho no inovador Tesla Model X e prepara a sua incursão no mesmo segmento – crossovers elétricos – com o i5. Mas, como não tem a expertise necessária para modelos desse porte (i3 e i8 são bem mais leves), a solução será investir em um conjunto já desenvolvido pela ZF, com quem a BMW já trabalha há anos.

A fornecedora, inclusive, apresentou recentemente a sua nova proposta de eixo traseiro motriz e direcional, o que pode significar a chegada de um i5 com tração nas quatro rodas.

Com mais de cinco metros de comprimento, X7 rivalizará com Q7

No parte alta de seu portfólio, a BMW contará com um novo SUV de grandes proporções. Muito grandes, aliás. Com mais de cinco metros de comprimento, o X7 vai rivalizar com Audi Q7, Mercedes GLS, Range Rover e Cadillac Escalade (nos EUA). O objetivo com esse modelo, aliás, será o mercado americano, tanto que o planejamento prevê apenas motores a gasolina para o modelo, nada de diesel.

Além da BMW, outra fabricante que tem planos ambiciosos com um futuro SUV é a Volkswagen. Devendo há tempos um modelo compacto, a empresa finalmente terá um representante na categoria com o Polo SUV, baseado no conceito T-Cross Breeze, exibido em Genebra (saiba mais na seção Planeta desta edição), com motor tricilíndrico 1.0 turbo de 110 cv. A versão cabrio, como o conceito, não está descartada. 

Com o Polo SUV, Volks finamente terá um utilitário compacto

Share This