Pela primeira vez na BMW, um único modelo terá cinco variantes de motorização em um único veículo
A BMW dá um passo decisivo rumo ao futuro da mobilidade sustentável com o lançamento do BMW iX5 Hydrogen, primeiro modelo da marca movido por célula de combustível a hidrogênio produzido em série.
Segundo Michael Rath, Vice-Presidente de Veículos a Hidrogênio do BMW Group, “o BMW iX5 Hydrogen será um verdadeiro BMW, pioneiro em sua categoria e mantendo o prazer de dirigir característico da marca”.
Tecnologia de célula de combustível
O sistema de propulsão do iX5 Hydrogen utiliza a terceira geração da célula de combustível a hidrogênio, desenvolvida em parceria com a Toyota Motor Corporation. De acordo com a marca, essa evolução traz os seguintes avanços:
-Maior potência e eficiência no processo de conversão de hidrogênio em eletricidade;
-Design mais compacto, que otimiza a integração no veículo;
-Autonomia ampliada, mantendo desempenho dinâmico;
-Menor consumo energético, aumentando a viabilidade da tecnologia.
A produção dos primeiros protótipos já ocorre nos centros de competência da BMW em Munique e na fábrica de Steyr, enquanto componentes-chave do sistema são fabricados em Landshut.
Por que o hidrogênio?
O hidrogênio é visto como um dos vetores energéticos mais promissores para a descarbonização global. Além de servir como solução de mobilidade limpa, ele desempenha papel estratégico no equilíbrio do sistema energético, pois, funciona como meio eficiente de armazenamento de energia renovável, facilita a integração confiável de fontes como solar e eólica à rede elétrica e complementa a mobilidade elétrica a bateria, especialmente em cenários onde a recarga tradicional não é a opção mais adequada.
Iniciativa HyMoS
A chegada do BMW iX5 Hydrogen está diretamente ligada ao avanço da infraestrutura de abastecimento de hidrogênio. Para isso, a BMW participa da HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale), aliança que reúne indústria e instituições para acelerar a viabilidade econômica dos ecossistemas de hidrogênio.
O foco da iniciativa é concentrar a demanda de diferentes tipos de veículos como automóveis de passeio a caminhões e ônibus, otimizando a rede de estações e tornando a tecnologia mais acessível. Projetos-piloto já estão em andamento na Alemanha e na França, com expansão planejada para outras regiões metropolitanas e, futuramente, outros países.
Com o iX5 Hydrogen, a BMW reforça sua estratégia de abertura tecnológica, oferecendo múltiplas soluções de propulsão para atender mercados e clientes com diferentes demandas. A partir de 2028, a linha incluirá dois tipos de propulsão 100% elétrica: bateria e célula de combustível a hidrogênio