Uma alternativa aos sedãs luxuosos topo de linha, mas sem aquela aura conservadora dos três-volumes. Resumidamente, é assim que podemos caracterizar o Série 6 Gran Coupé, que acaba de chegar às concessionárias BMW.
A julgar pela atração que ele exerce nas ruas — um senhor chegou até mesmo a interromper a caminhada para analisar com calma o cupê — a marca alemã acertou em cheio nos traços do modelo. Ele tem tudo que se espera de um BMW, a grade dianteira com o “duplo rim”, os vincos fortes delineados com precisão, tudo realçado por um toque esportivo.
O Série 6 Gran Coupé mais acessível encontra-se na versão 640i (ele também está disponível com o V8 de 450 cv na opção 650i), com seu 6 cilindros em linha de 320 cv. Reclamar de seu desempenho, como você pode ver nos resultados, é injusto. O mais interessante é que graças a recursos como o start-stop e o modo de condução Eco Pro, ele consegue um bom compromisso também com a economia de combustível. Levando em consideração que ele pesa 1.825 kg, a média PECO de 8,8 km/litro é muito boa.
O que chama a atenção mesmo neste BMW é a qualidade do acabamento interno, em especial pelos materiais utilizados. A cabine bem executada cria uma ótima sensação de refinamento digna de um carro nessa faixa de preço.
Refinamento que também está presente no comportamento dinâmico do cupê. A direção ativa integral, que pode esterçar as rodas traseiras em até 3°, é imperceptível, mas ajuda a conferir ao BMW um controle em curvas ímpar. O câmbio de 8 marchas é tão rápido e suave que você até repensa em realizar as trocas sequencialmente. Já a suspensão, mesmo tendo que negociar com as rodas aro 19”, trabalha bem em nosso castigado piso.
Para o conforto e a conveniência, não faltam recursos como o GPS e conexão com internet via celular, tudo gerenciado por um uma central multimídia com parte dos comandos acionados por voz. Só não espere muito espaço interno no Série 6, especialmente no banco traseiro. Mesmo assim, um automóvel quase irretocável.
Média: 8,6
O 640i Gran Coupé é um pouco mais caro do que o Mercedes CLS 350, mas traz mais equipamentos. É o carro para quem quer charme, alto luxo e desempenho, mas sem o estilo clássico de um três-volumes. E isso o BMW atende com louvor. – César Tizo
Preço (carro testado) R$ 399 950
Desvalorização (1 ano) n/d
Garantia 2 anos
Financiamento (taxa mensal) 0,89%
parcela (50% de entrada + saldo em 24x) R$ 9 430
IPVA (4%) R$ 15 998
Seguro R$ 3 704
Versão básica R$ 399 950
Dados da fabricante
Motor 6 cilindros em linha, dianteiro, longitudinal, biturbo; Cilindrada 2.979 cm3; Potência 320 cv a 5.800 rpm; Torque 45,8 mkgf a 1.300 rpm; Câmbio automático, 8 marchas; Tração traseira; Compr. 5,00 m; Larg. 1,89 m; Alt. 1,39 m; Entre-eixos 2,96 m; Porta-malas: 460 l; Peso. 1.825 kg