BF350 de 350 cv impulsiona embarcações de 25 pés

​Demorou décadas e a Honda finalmente lançou seu primeiro motor V8. A diferença é que ele não alimentará o famoso NSX de próxima geração, mas sim os veículos náuticos. Projetado pela Honda Marine, o V8 de popa, chamado BF350, foi projetado para alimentar barcos com mais de 25 pés.

Considerado o carro-chefe da linha Honda Marine, o 5,0 litros desenvolve 350 cv de potência no eixo da hélice enquanto queima gasolina de 86 octanas. A marca divulga que a novidade oferece uma curva de torque mais ampla e plana se comparada com os motores rivais. Tal qualidade é um diferencial no segmento, pois mostra que o BF350 pode ser usado em uma grande variedade de aplicações, desde entusiastas que têm um barco para lazer até por pessoas que têm um modelo para trabalho.

A experiência de décadas da Honda na construção de motores automotivos ajudou a divisão marítima desenvolver um V8. O BF350 apresenta notavelmente o familiar sistema VTEC. Outro sistema inovador é o chamado de Boosted Low Speed Torque (BLAST), ele avança o ponto de ignição nas demandas para melhorar visivelmente o desempenho e a aceleração. Enquanto isso acontece, o módulo de controle do motor (ECM) aumenta a sincronização do injetor para criar uma mistura ar/combustível mais potente.

BF350 tem 350 cv e pode ser aplicado em embarcações esportivas, utilitárias ou de lazer

Os designers desempenharam um papel importante na criação do primeiro V8 de produção da Honda. Afinal, é um motor de popa, então ficará pendurado na parte traseira de um barco para que todos no mar possam ver. Eles deram à tampa do motor uma aparência simplificada para ajudá-la a se misturar com diferentes formatos de casco da maneira mais perfeita possível e adicionaram um emblema “350 V8” e um painel preto contrastante emoldurado por dois C brilhantes. Os compradores terão duas opções de cores chamadas Aquamarine Silver e Grand Prix White, respectivamente, para escolher.

A Honda Marine publicará mais detalhes sobre o BF350, incluindo preços, no início de 2024. Será que esse V8 acabará em algo que não seja um barco, mas quão legal seria um motor de caixa BF350 para aplicações automotivas? Honda e com V8 central, alguém?

Share This