Ela pilotou o primeiro carro desenvolvido por Karl Benz em 1888
O primeiro carro do mundo foi guiado por Bertha Benz, mulher de Karl Benz, que criou o primeiro veículo da história no final do século XIX. Ela dirigiu o Benz Patent-Motorwagen Nr. 3 em 5 de agosto de 1888, levando os seus filhos em uma viagem de ida e volta entre Mannheim e Pforzheim, na Alemanha. Ao todo, ela dirigiu cerca 106 quilômetros com o primeiro carro da história. Já a brasileira Andréa Patureau de Oliveira guiou um modelo francês em 1905, em São Paulo.
Viagem de Bertha
Além de ter guiado o primeiro veículo do mundo, Bertha também foi responsável por financiar o desenvolvimento do Benz Patent-Motorwagen Nr. 3, que na verdade mais lembrava um triciclo do que um carro convencional. O modelo tinha motor quatro tempos com um cilindro de 954 cc, que entregava 0,9 cv e pesava 100kg.
Ainda durante a viagem, Bertha atuou como mecânica, limpando o carburador com um alfinete de chapéu e, também, utilizou uma jarreteira para fazer isolamento de cabos no veículo. Ela ainda utilizou couro de sapato nos freios do veículo durante a primeira volta com o Benz Patent-Motorwagen Nr. 3.
Mulheres Brasileiras ao volante
É importante lembrar que a primeira mulher a ter habilitação no país foi Virginia Lowndes em 26 de julho de 1907 no Rio de Janeiro, ou seja, 19 anos depois de Bertha Benz. Virginia guiou o antigo Reo Motor Car na avaliação da prova de condução, avaliada por Affonso Carvalho.
Contudo, Lowndes é a primeira habilitada, mas a primeira a dirigir por aqui foi Andréa Patureau de Oliveira, que guiou o modelo francês Mors 9HP em março de 1905, em São Paulo, 17 anos após Bertha.
De 1906 para cá, as mulheres têm dirigido cada vez mais, inclusive no Brasil. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, das 77,5 milhões de Carteira Nacional de Habilitação – CNH ativas no país em 2023, 27,2 milhões eram de mulheres, o que representa 35% do total de motoristas no Brasil.