BYD e Chery já preparam veículos com essa tecnologia para o final de 2025
As baterias de sódio devem deixar os carros elétricos com preço mais competitivo, já as baterias de CATL devem ser até dez vezes mais baratas do que as atuais, fazendo que o preço fique entre US$ 8 mil, cerca de R$ 45 mil, e US$ 12 mil, aproximadamente R$ 68 mil. Inclusive, a marca chinesa deve fornecer baterias de sódio para a BYD e Chery até o final deste ano.
Uma das vantagens dessa tecnologia é que as baterias de sódio tem um ciclo de vida de até 10 mil cargas, o que é 6,66% mais durável do que uma atual, visto que as baterias de lítio têm somente 1500 cargas.
Além disso, o carbonato de sódio ajuda na redução do preço, pois é vendido por US$ 200 a tonelada, cerca de R$ 1.140, enquanto o lítio sai por U$ 15 mil, aproximadamente R$ 85 mil. Com isso, o sódio deve conquistar 12% do mercado até 2030, de acordo com estudo feito pela BloombergNEF.
Outra ponto positivo da bateria de sódio, é que essa tecnologia tem a capacidade de funcionar normalmente em temperaturas extremas de até -40°C. Ademais, a nova bateria apresenta resistência aprimorada a baixas temperaturas e maior segurança.