Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design

Nova versão T5 Plug-in R-Design do SUV sueco brilha em consumo sem deixar bom desempenho de lado

 

A estratégia é ousada: até o fim de 2021, a Volvo promete ter ao menos uma opção eletrificada para 100% da gama no Brasil. Entre os SUVs da marca, o XC40 era o único que não dispunha dessa opção. A espera acabou com a estreia da configuração T5 Plug-in Hybrid R-Design, por R$ 245.950. No próximo ano, a opção híbrida deverá estrear nos demais acabamentos (Momentum e Inscription), que já têm consumo registrado pelo programa de etiquetagem do Inmetro.

Por falar em consumo, este é o chamariz da nova versão do Volvo, que consegue médias oficiais de 24,5 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada – para efeito de comparação, as versões com motor T4 (leia aqui a avaliação do acabamento de entrada) registram médias de 9,5 km/l e 11,9 km/l, respectivamente.

Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design

A “mágica” acontece com a substituição do antigo motor 2.0 turbo T5 de 252 cv pela combinação entre um 1.5 turbo 3 cilindros, de 180 cv e 27 kgfm, a um elétrico de 82 cv e 16,3 kgfm. Isso resulta em uma potência combinada de 262 cv, 10 cv a mais que o antigo XC40 R-Design somente a gasolina. O torque combinado também supera com folga o anterior (43,3 kgfm, ante 35,7 kgfm no modelo descontinuado).

Para gerenciar a entrega de força de dois motores de forma simultânea, o XC40 híbrido utiliza um novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com tração somente dianteira.

Volvo XC40 T5 Plug-in hybrid R-Design 2020

Ao volante, o XC40 híbrido segue a cartilha dos irmãos maiores, XC60 e XC90 com motorização T8, onde um dos destaques é o silêncio a bordo. Em acelerações suaves e moderadas, apenas o motor elétrico garante o arranque. Já para partidas com maior vigor, o motor a combustão entra em ação (de forma discreta) para somar forças. Ao todo, o SUV dispõe de 5 modos de condução (Hybrid, Pure, Power, Off-Road e Individual).

Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7s3 e a velocidade máxima, por enquanto, é de 205 km/h. Aqui, vale o parênteses: em maio, a marca anunciou que irá limitar a velocidade máxima de todos os carros em 180 km/h, o que deverá valer a partir da linha 2021 do XC40.

Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design

O XC40 agrada pelo comportamento dinâmico, com boa aderência em curvas e direção com peso correto e centro bem definido. A contrapartida do ajuste mais firme de molas e amortecedores aparece ao transpor lombadas ou buracos na via, onde o sueco deixa passar à cabine alguns solavancos. Ainda assim, o XC40 é bem mais “amigável” ao solo brasileiro que os Volvo de gerações passadas.

As baterias do SUV possuem 10,7 kWh de capacidade, o que permite autonomia de até 47 km no modo 100% elétrico. Caso o proprietário disponha de tomada de carregamento na garagem de casa e/ou no trabalho, é possível realizar os trajetos diários sem utilizar uma única gota de gasolina. Além da tomada, a recarga das baterias acontece pela recuperação da energia cinética em frenagens e também por meio do motor a combustão – para isso, é necessário clicar a tecla “charge” (recarregar) na central multimídia. Também é possível “pausar” o uso do motor elétrico para manter o nível de carga.

Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design

Itens de série

A cabine do XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design segue o mesmo padrão de acabamento do antecessor, com destaque para o revestimento dos bancos, com mescla de couro e nobuck (espécie de camurça). Boas sacadas do modelo são a ativação automática da recirculação do ar ao detectar poluição externa, comando eletrônico para trava infantil e vidros das portas traseiras, manual do proprietário integrado à central multimídia e assistência remota em caso de emergência Volvo On Call. Atualização necessária no Volvo é a troca do padrão de medição de consumo europeu (L/100 km) pelo usual no Brasil (km/l).

Entre os itens de série, o XC40 híbrido traz quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar elétrico, carregador de celular por indução e sistema de som Harman Kardon de 600W.

Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design

O modelo é equipado ainda com ar-condicionado digital de duas zonas, faróis full LED com controle dinâmico do facho, sistema de abertura e fechamento do porta-malas sem o uso as mãos, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, rodas de liga leve de 20 polegadas e câmera de ré.

O SUV traz também os equipamentos de condução semiautônomas disponíveis em outros acabamentos da linha Volvo, como controle de cruzeiro adaptativo com função curvas (até 130 km/h), frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de direção e alerta de tráfego transversal traseiro, entre outros.

Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design

A garantia do carro é de 2 anos; para as baterias de tração, são 5 anos de cobertura. As revisões do XC40 são feitas a cada 10 mil km ou 12 meses, com valor de R$ 3.797 na soma das três primeiras paradas.

Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design

 

• DADOS DE FÁBRICA
Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design 2020
Motores Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha + motor elétrico
Cilindrada 1.477 cm³
Potência combinada 262 cv (G) a 5.800 rpm
Torque combinado 43,3 kgfm (G) de 1.500 a 3.000 rpm
Câmbio Automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, tração dianteira
Suspensão (dianteira / traseira) Indep. McPherson/Indep. Multibraço
Pneus e rodas Pirelli PZero 245/45/R20
Freios (dianteira / traseira) Disco ventilado/disco
Peso (kg) 1.871
Comprimento (mm) 4.425
Largura (mm) 1.863
Altura (mm) 1.652
Entre-eixos (mm) 2.702
Porta-malas (litros) 460
Tanque de combustível (litros) 48
Preço R$ 245.950

 

• MEDIÇÕES MERCADO
Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design 2020
Consumo (gasolina, em km/l)*
Cidade 24,5
Rodovia 22,3
Média PECO 23,5
Autonomia (km) 1.128

*Fonte: Inmetro

Fotos: Divulgação

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