Nova versão T5 Plug-in R-Design do SUV sueco brilha em consumo sem deixar bom desempenho de lado
A estratégia é ousada: até o fim de 2021, a Volvo promete ter ao menos uma opção eletrificada para 100% da gama no Brasil. Entre os SUVs da marca, o XC40 era o único que não dispunha dessa opção. A espera acabou com a estreia da configuração T5 Plug-in Hybrid R-Design, por R$ 245.950. No próximo ano, a opção híbrida deverá estrear nos demais acabamentos (Momentum e Inscription), que já têm consumo registrado pelo programa de etiquetagem do Inmetro.
Por falar em consumo, este é o chamariz da nova versão do Volvo, que consegue médias oficiais de 24,5 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada – para efeito de comparação, as versões com motor T4 (leia aqui a avaliação do acabamento de entrada) registram médias de 9,5 km/l e 11,9 km/l, respectivamente.
A “mágica” acontece com a substituição do antigo motor 2.0 turbo T5 de 252 cv pela combinação entre um 1.5 turbo 3 cilindros, de 180 cv e 27 kgfm, a um elétrico de 82 cv e 16,3 kgfm. Isso resulta em uma potência combinada de 262 cv, 10 cv a mais que o antigo XC40 R-Design somente a gasolina. O torque combinado também supera com folga o anterior (43,3 kgfm, ante 35,7 kgfm no modelo descontinuado).
Para gerenciar a entrega de força de dois motores de forma simultânea, o XC40 híbrido utiliza um novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com tração somente dianteira.
Ao volante, o XC40 híbrido segue a cartilha dos irmãos maiores, XC60 e XC90 com motorização T8, onde um dos destaques é o silêncio a bordo. Em acelerações suaves e moderadas, apenas o motor elétrico garante o arranque. Já para partidas com maior vigor, o motor a combustão entra em ação (de forma discreta) para somar forças. Ao todo, o SUV dispõe de 5 modos de condução (Hybrid, Pure, Power, Off-Road e Individual).
Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7s3 e a velocidade máxima, por enquanto, é de 205 km/h. Aqui, vale o parênteses: em maio, a marca anunciou que irá limitar a velocidade máxima de todos os carros em 180 km/h, o que deverá valer a partir da linha 2021 do XC40.
O XC40 agrada pelo comportamento dinâmico, com boa aderência em curvas e direção com peso correto e centro bem definido. A contrapartida do ajuste mais firme de molas e amortecedores aparece ao transpor lombadas ou buracos na via, onde o sueco deixa passar à cabine alguns solavancos. Ainda assim, o XC40 é bem mais “amigável” ao solo brasileiro que os Volvo de gerações passadas.
As baterias do SUV possuem 10,7 kWh de capacidade, o que permite autonomia de até 47 km no modo 100% elétrico. Caso o proprietário disponha de tomada de carregamento na garagem de casa e/ou no trabalho, é possível realizar os trajetos diários sem utilizar uma única gota de gasolina. Além da tomada, a recarga das baterias acontece pela recuperação da energia cinética em frenagens e também por meio do motor a combustão – para isso, é necessário clicar a tecla “charge” (recarregar) na central multimídia. Também é possível “pausar” o uso do motor elétrico para manter o nível de carga.
Itens de série
A cabine do XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design segue o mesmo padrão de acabamento do antecessor, com destaque para o revestimento dos bancos, com mescla de couro e nobuck (espécie de camurça). Boas sacadas do modelo são a ativação automática da recirculação do ar ao detectar poluição externa, comando eletrônico para trava infantil e vidros das portas traseiras, manual do proprietário integrado à central multimídia e assistência remota em caso de emergência Volvo On Call. Atualização necessária no Volvo é a troca do padrão de medição de consumo europeu (L/100 km) pelo usual no Brasil (km/l).
Entre os itens de série, o XC40 híbrido traz quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar elétrico, carregador de celular por indução e sistema de som Harman Kardon de 600W.
O modelo é equipado ainda com ar-condicionado digital de duas zonas, faróis full LED com controle dinâmico do facho, sistema de abertura e fechamento do porta-malas sem o uso as mãos, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, rodas de liga leve de 20 polegadas e câmera de ré.
O SUV traz também os equipamentos de condução semiautônomas disponíveis em outros acabamentos da linha Volvo, como controle de cruzeiro adaptativo com função curvas (até 130 km/h), frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de direção e alerta de tráfego transversal traseiro, entre outros.
A garantia do carro é de 2 anos; para as baterias de tração, são 5 anos de cobertura. As revisões do XC40 são feitas a cada 10 mil km ou 12 meses, com valor de R$ 3.797 na soma das três primeiras paradas.
• DADOS DE FÁBRICA |
Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design 2020 |
Motores | Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha + motor elétrico |
Cilindrada | 1.477 cm³ |
Potência combinada | 262 cv (G) a 5.800 rpm |
Torque combinado | 43,3 kgfm (G) de 1.500 a 3.000 rpm |
Câmbio | Automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, tração dianteira |
Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. McPherson/Indep. Multibraço |
Pneus e rodas | Pirelli PZero 245/45/R20 |
Freios (dianteira / traseira) | Disco ventilado/disco |
Peso (kg) | 1.871 |
Comprimento (mm) | 4.425 |
Largura (mm) | 1.863 |
Altura (mm) | 1.652 |
Entre-eixos (mm) | 2.702 |
Porta-malas (litros) | 460 |
Tanque de combustível (litros) | 48 |
Preço | R$ 245.950 |
• MEDIÇÕES MERCADO |
Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design 2020 |
Consumo (gasolina, em km/l)* | |
Cidade | 24,5 |
Rodovia | 22,3 |
Média PECO | 23,5 |
Autonomia (km) | 1.128 |
*Fonte: Inmetro
Fotos: Divulgação
Essas reportagens parecem anúncios e não comentam pontos imprescindíveis tais como: em uma viagem mais longa, como uma SP-Rio, o motor elétrico se auto-abastece e chega-se ao destino com carga elétrica ainda disponivel? Quanto tempo demora para recarregar? Que tipo de instalação elétrica é necessário fazer em casa?