Modelo teve mudanças na suspenção, mas manteve motor 2.8 de 204 cv

Avaliação: nova Toyota SRX Plus 2024 e seus atributos de estabilidade

A Toyota Hilux é uma pick-up consagrada no mercado brasileiro, líder em vendas e já há bastante tempo na mesma geração. Ao longo do tempo ela ganhou apenas um facelift e em 2023 estreou com uma nova versão chamada “SRX Plus”. E qual é a proposta da nova pick-up? A revista Carro testou a nova versão da pick-up.

 

Dentro dos oito modelos da Hilux 2024, a SRX Plus ocupa uma posição intermediária mas bem equipada. Não tem o visual carregado da GR-Sport mas traz mudanças bem vindas de suspensão tornando seu comportamento mais estável. Entre as mudanças da Hilux SRX Plus 2024 estão a bitola 140mm mais larga na dianteira e 150mm na traseira, o que justifica os alargadores na caixa de roda.

Avaliação: nova Toyota SRX Plus 2024 e seus atributos de estabilidade

Ainda no capítulo suspensão a nova Toyota Hilux SRX Plus incorpora novas molas e amortecedores bitubo com um novo ângulo de montagem. A altura do solo foi aumentada em 2cm, algo que visualmente modifica o visual e nem tanto o comportamento dinâmico. Estas alterações já estão presentes na GR-Sport, porém com muitos outros elementos estéticos que a SRX Plus não tem. Uma novidade exclusiva é uma nova barra estabilizadora traseira, característica exclusiva da SRX Plus e ainda não presente na GR Sport.

 

No visual, a Toyota Hilux SRX Plus tem o mesmo perfil das demais versões já com cromados, santantonio de fibra, capota marítima, estribo e outros equipamentos. Por dentro traz bancos em couro, multimídia JBL e o painel com comandos que já deixam o motorista bem à vontade.

 

Motor 2.8 sem alterações 

 

O motor da Hilux é o seu ponto de elogio por conta da tradicional robustez mecânica. E na SRX Plus segue sem alterações nos 2,8 litros turbodiesel de 204 cv com 42,8 kgfm de torque, tração 4×4 com reduzida e transmissão automática de seis marchas.

Avaliação: nova Toyota SRX Plus 2024 e seus atributos de estabilidade

Teste dinâmico

 

Com a SRX Plus o cliente que conhece a Hilux há alguns anos não vai notar grandes mudanças estéticas. A versão Plus tem as mesmas premissas da SRX rodando com conforto, boas respostas a bordo e o ruído típico do motor 2.8 que já poderia ter recebido um isolamento acústico melhor.

Avaliação: nova Toyota SRX Plus 2024 e seus atributos de estabilidade

Basta rodar um pouco mais com a SRX Plus para notarmos que a suspensão sim fez uma grande diferença positiva. Se nota uma posição de dirigir ligeiramente mais alta, mas é estabilidade notada em curvas e em inclinações que a SRX Plus é diferente. Até mesmo na estrada e principalmente fora dela a nova barra estabilizadora e o novo ângulo de montagem dos amortecedores melhoraram o conforto a bordo. Em curvas mais fechadas o ruído dos pneus foi atenuado e a Hilux parece mais disposta a encarar a terra.

 

Claro que nem tudo são flores. A SRX Plus mesmo sendo uma nova versão mostra sinais da idade ao longo do uso. Ela mantém itens como relógio digital com display de segmentos, o painel digital é mínimo, o freio de estacionamento ainda usa uma antiga alavanca e o câmbio tem acionamento bem tradicional. Sem muitos botões, seu manuseio, no entanto é fácil. A multimídia JBL funciona bem com boa qualidade sonora e bons recursos, mas ainda ficará devendo uma câmera melhor.

 

Consumo

 

Ao longo do nosso teste que durou uma semana e cerca de 500km rodados, o consumo ficou em 10,5km/l, próximo da média informada pela Toyota ao Inmetro. Na capacidade de carga ela se mantém com 1.000kg ou 1.000 litros e seu peso é 2.090kg nesta versão já com a adição dos itens de suspensão como a barra, novos amortecedores e molas e também os alargadores junto aos paralamas e caçamba.

Avaliação: nova Toyota SRX Plus 2024 e seus atributos de estabilidade

Itens de série Hilux SRX Plus 2024

 

Entre os itens de série na picape, são inclusos bloqueio do diferencial traseiro, controle eletrônico de tração, luz de frenagem emergencial automática, assistência de subida e descida, ISOFIX, ar-condicionado de duas zonas com controle automático, controle de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, e outros.

Além disso, oferece recursos de comodidade como multimídia de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Avaliação: nova Toyota SRX Plus 2024 e seus atributos de estabilidade

Preço da Hilux SRX Plus

 

Essa versão traz praticamente o pacote completo da Hilux com adição da suspensão da GR-Sport que custa R$ 40 mil a mais em um preço mais interessante de R$ 334,8 mil. Em relação à SRX, o preço da Plus é de R$ 10 mil a mais.

 

Preços e versões Hilux SW4 2024

SRX Platinum (5 lugares) – R$ 379.990
SRX Platinum (7 lugares) – R$ 386.290
Diamond (7 lugares) – R$ 433.490
GR-Sport (7 lugares) – R$ 447.590

Avaliação: nova Toyota SRX Plus 2024 e seus atributos de estabilidade

Veja abaixo os preços e versões da linha Hilux 2024

Toyota Hilux GR-Sport – R$ 372.890
Toyota Hilux SRX Plus – R$ 334.890
Toyota Hilux SRX – R$  324.490
Toyota Hilux SRV – R$  289.990
Toyota Hilux SR – R$ 272.190
Toyota Hilux STD Power Pack MT – R$ 242.590
Toyota Hilux Cabine Simples MT – R$ 226.790
Toyota Hilux Chassi Cabine MT – R$ 219.090

Share This