O Cayenne passa a contar com novo capô, e as entradas de ar no para-choque foram revistas. Destaque para os LEDs de iluminação diurna nos faróis

O Cayenne é um modelo com uma trajetória tão rica quanto controversa dentro da gama Porsche. Quando foi lançado em 2002 houve quem torceu o nariz para a decisão da marca, tão famosa por seus esportivos, de entrar no segmento dos SUVs. Classificado como “heresia” pelos aficionados pela fabricante alemã avessos a novidades, o Cayenne mostrou-se um projeto tão bem-sucedido que hoje não só é o produto mais vendido da Porsche como ajudou a reerguer as finanças da fabricante, que andavam um tanto combalidas à época. Outro ponto importante é que a Porsche acabou inaugurando, há 12 anos com o Cayenne, um nicho de mercado que só agora será explorado por rivais como Maserati e Bentley.

Na parte traseira do Cayenne, as novas lanternas têm iluminação por LED: formato das peças ajuda na sensação  de maior largura

Já na segunda geração, o Cayenne inaugura no Brasil um facelift de meia-vida na linha 2015, primeiro na versão Turbo (4.4 V8 biturbo, 520 cv), já à venda por R$ 879.000. Em janeiro é a vez da opção S, com motor 3.6 V6 biturbo de 420 cv, colocar as rodas por aqui. A variante S E-Hybrid talvez virá somente por encomenda.

Com novo visual, as rodas de liga leve podem chegar até o aro 21” na opção Turbo

Segundo a Porsche, a ideia de sua equipe de design para o novo Cayenne foi trabalhar a sensação de largura do SUV, deixando-o com um perfil mais esportivo. Para tanto, as lanternas tornaram-se mais finas e o espaço destinado a abrigar a placa de identificação do veículo na tampa do porta-malas está mais pronunciado para as laterais. Já na dianteira, a parte inferior do para-choque foi revista, contemplando entradas de ar maiores nas extremidades, enquanto o capô agora segue até a parte superior dos para-lamas, os quais também foram redesenhados.

Uma novidade na cabine do Cayenne é o volante, herdado do superesportivo 918 Spyder; já o acabamento de madeira é opcional, e o espaço interno segue adequado para cinco passageiros

O resultado geral agrada, e este é, sem dúvida, o mais belo e harmônico Cayenne que saiu dos portões de Stuttgart. Até porque, convenhamos, o estilo um tanto quanto bruto do primeiro Cayenne estava longe de ser unanimidade. Ponto positivo também para o jogo de luzes do Cayenne 2015. O efeito criado pela composição de LEDs nas lanternas e faróis, com quatro segmentos para a iluminação diurna, mostra-se bem resolvido. Um detalhe interessante: a partir de agora o Cayenne passa a contar com saídas duplas para o escapamento, com formato circular para a versão S e trapezoidal na Turbo. Ambos, porém, agora têm à disposição o acabamento interno com elementos que simulam raiz de nogueira.

As ponteiras duplas contam com formato exclusivo no Cayenne Turbo

No que diz respeito à mecânica, a notícia importante é que os motores passam a entregar mais potência e torque. Tanto o Cayenne S como o Turbo contam com um incremento de 20 cv e 5,1 mkgf, respectivamente. Pode parecer pouco, porém isso foi suficiente para reduzir em três décimos de segundo o tempo de aceleração do Cayenne Turbo no 0 a 100 km/h, que agora é feito em 4s4 quando equipado com o pacote Sport Chrono, segundo dados da fabricante. A velocidade máxima é de 279 km/h.

Como convém a um SUV moderno, o interior do Cayenne é bem versátil, com bancos traseiros bipartidos e porta-malas com boa capacidade

Uma vantagem do Cayenne 2015 é que ele passa a contar com mais recursos para a economia de combustível, o que permite uma redução de 0,3 l de gasolina gastos a cada 100 km para o Cayenne Turbo, acrescenta a Porsche. O Auto Start-Stop é uma dessas funções. Ele não espera a parada total do SUV para desligar o motor em uma parada de semáforo, por exemplo. Basta o pedal de freio estar sendo pressionado que, assim que a velocidade do carro cair para menos de 7 km/h, o propulsor deixa de funcionar.

Já o câmbio mantém a função roda-livre, ou seja, trafegando no plano, ao se levantar o pé do acelerador, a marcha em uso é desengatada automaticamente e o veículo segue em neutro aproveitando a inércia, desse modo poupando combustivel. Uma ideia simples, mas genial.

Oferecer uma boa dose de esportividade continua não sendo um problema para o Cayenne. Com mais de 500 cv, ele continua muito veloz, e a suspensão pneumática presente no Turbo mantém a carroceria sempre equilibrada. É inegável, contudo, que o Cayenne não consegue esconder seus 2.185 kg do motorista. Ele é um utilitário esportivo de grande porte e deve ser conduzido tendo isso em mente. Fora isso, ele continua oferecendo muito luxo e uma cabine impecável a seus 5 ocupantes. O porta-malas mantém a boa capacidade de 670 litros, sendo que os bancos traseiros são rebatíveis e conferem praticidade ao interior. Resumindo: o Cayenne segue como um ótimo SUV de caráter bem mais ousado do que a média do segmento, só que agora com uma embalagem ainda mais bela.

Confira abaixo as tecnologias presentes no SUV

As tecnologias presentes no Porsche Cayenne  
Pela primeira vez a Porsche  oferece o controle de largada no Cayenne como parte integrante do pacote Sport Chrono. O recurso, segundo a marca, reduz em 0s1 o tempo necessário para o SUV cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h. Também faz parte do pacote de tecnologia do Cayenne a barra estabilizadora ativa, que varia a dureza conforme a necessidade, e o controle ativo do chassi, que permite regular a atuação de amortecedores, direção e as respostas do motor. A suspensão pneumática, de série no Cayenne Turbo, permite vários ajustes de altura e também ajuda no fora de estrada.

Dados de fábrica: Cayenne Turbo

Motor V8, 32 válvulas, dianteiro, longitudinal, biturbo, gasolina; Cilindrada • 4.806 cm³; Potência 520 cv a 6.000 rpm; Torque 76,4 mkgf a 2.250 rpm; Câmbio • automático, 8 marchas; tração integral; Suspensão dianteira independente; suspensão traseira multibraço; Pneus • 265/50 R 19; Carroceria • SUV, cinco lugares

Dimensões (CxLxA) • 4,85 m, 1,93 m, 1,70 m
Entre-eixos • 2,89 m
Peso • 2.185 kg 
Desempenho
0 a 100 km/h • 4s4

Velocidade máxima 279 km/h

Consumo médio 8,9 km/l

Preço básico • R$ 879.000 (Turbo)    

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