Com estilo que remete aos cupês, Q8 chega recheado de tecnologias para ocupar o
topo da gama de SUVs da Audi no Brasil
A febre dos SUVs com queda acentuada da linha do teto tem mais um novo representante no Brasil. O Audi Q8 chega para competir com BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé, além do Porsche Cayenne Coupé, previsto para estrear por aqui até o fim deste ano. Ele estreia nas versões Performance (R$ 494.990) e Performance Black (R$ 531.990) – esta última pode receber o equivalente a 17% do preço básico somente em opcionais.
O Q8 adota estilo que servirá de inspiração para toda a linha de utilitários esportivos da Audi daqui para a frente. A dianteira tem como destaque a enorme grade octagonal, que, na versão de topo, ganha acabamento escurecido. Na lateral, destaque para os vincos acima dos para-lamas e as rodas de 22 polegadas opcionais (de série, são de 21”). Recurso interessante é a ausência de moldura integradas às portas, como no A5 Sportback e no TT. A traseira segue a “cartilha” dos SUVs estilo cupê, com vidro de inclinação acentuada e lanternas afiladas – no Q8, elas são interligadas por um filete em LED.
A cabine adota arranjo que estreou no novo A8, onde três telas de alta resolução reúnem as informações e comandos principais. O já conhecido quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas ganha a companhia de duas telas táteis: uma de 10,1 pol. faz as vezes de central multimídia, enquanto outra, de 8,6 pol., reúne os comandos do ar-condicionado de quatro zonas de temperatura.
O Q8 traz sob o capô o motor 3.0 TFSI V6, que produz 340 cv de potência entre 5.000 e 6.400 rpm e torque de 51 kgfm de 1.370 a 4.500 rpm. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral quattro. A Audi divulga aceleração de zero a 100 km/h em 5s9 e velocidade máxima limitada a 250 km/h.
O SUV conta com o sistema elétrico de 48 volts, que faz as vezes de alternador e motor de partida. Com isso, ele consegue recuperar a energia que seria perdida em frenagens e desacelerações.
Pudemos experimentar o Audi nos circuitos on e off-road do autódromo Velo Città, em Mogi-Guaçú (SP). No asfalto, o Q8 surpreendeu pela aderência dos enormes pneus 285/40R22 e a facilidade de contorno em curvas para um veículo com este porte (4.986 mm de comprimento) e peso (2.340 kg em ordem de marcha).
Um dos artifícios utilizados pela Audi é o eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas 1,5º na mesma direção do eixo dianteiro para ajudar em manobras rápidas. Em baixas velocidades (até 40 km/h), as rodas traseiras esterçam ao contrário das dianteiras em até 5º.
Na terra, o Q8 impressionou pela facilidade de transposição de diferentes obstáculos – sempre com os pneus de série, desenhados para uso em asfalto. No modo de condução off-road, a suspensão pneumática opcional pode elevar o vão livre do solo para até 254 milímetros. Em declives com mais de 6% de inclinação, o controle de descida é ativado automaticamente. Na tela da central multimídia, um gráfico mostra em tempo real os ângulos de inclinação do carro em 3D.
De série, o Q8 Performance traz faróis full LED, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistentes de faixa e de trânsito urbano, teto solar elétrico panorâmico, luzes internas com 30 opções de cores, câmeras 360º e volante com ajustes elétricos.
A versão Performance Black agrega sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto da cabine na cor preta, soleiras em alumínio, retrovisores e grade escurecidos, kit S line e pinças de freio vermelhas. Para ter um Q8 completo como o das fotos, entretanto, é preciso pagar à parte por diversos opcionais – e eles não são nada baratos.
Pelo chamado “pacote tecnológico”, que integra o eixo traseiro dinâmico, projeção de informações no para-brisa (head-up display) e assistente de visão noturna, a Audi cobra R$ 33 mil. A suspensão a ar acrescenta mais R$ 20 mil ao preço base, enquanto os faróis Matrix HD somam outros R$ 13 mil. As rodas de 22 polegadas do carro das fotos custam R$ 15 mil extras e o pacote Audi Side Assist (com assistentes de segurança para manobras) sai por R$ 8 mil. Total da conta: R$ 89 mil somente em opcionais, o equivalente a um Jeep Renegade Sport 2020. É o preço para levar para a garagem um SUV com o visual da moda.