Audi A6 Performance

Com 340 cv de potência, a fabricante alemã uniu o conforto de um sedã executivo com a performance de um compacto esportivo

 

No final de 2019, chegou ao mercado nacional o Audi A6. O sedã recebeu alterações visuais e mecânicas. As linhas adotadas na carroceria seguem o padrão do modelo que passou a ser referência em identidade da marca, o SUV Q8. A grande grade dianteira é nova, recebeu novos faróis com DRL, e o para-choque ganhou grades menores.

Para-lamas e portas com vincos acentuados, os quais passam a impressão de movimento, espelhos retrovisores com luzes repetidoras, rodas de liga- leve aro 20 e pneus 255/40 compõem o conjunto lateral.

Audi A6 Performance

Na traseira, lanternas que invadem a tampa do porta-malas, ostenta no centro as quatro argolas entrelaçadas, símbolo da Audi. O para-choque tem dois tons, a parte superior na cor veículo e a inferior na cor preta, e nas pontas refletores.

Audi A6 Sedan: interior requintado e muito espaço

Nos dias de hoje, ao procurar um novo carro, o provável comprador não pergunta só sobre as informações de motor e desempenho, a central multimídia tem que oferecer vários recursos. Assim, a Audi incluiu no A6 a central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen) de 10,1”, compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Disponibiliza informações de navegação, seleção de emissoras de rádio (AM/FM) e entradas USB. O sistema de som é o Bang & Olufsen 3D, com 16 alto-falantes e 705 watts de potência.

Audi A6 Performance

O painel de instrumentos é todo digital, fácil de visualizar, com várias opções de layout e informações do computador de bordo. O sistema de ar-condicionado é digital duas zonas, inclusive nas saídas para os ocupantes do banco traseiro.

No display inferior de 8,6”, está o acesso ao controle de climatização, funções de conforto e a entrada de texto escrito, que antes era feita no console.

Em dimensões, o Audi A6 2020 privilegia o conforto dos ocupantes. Ele mede 4.939 milímetros de comprimento, 2.110 mm de largura, 2.924 mm de entre-eixos e altura de 1.457 mm. O porta-malas tem capacidade para 530 litros.

Motor mais potente

A versão anterior do A6 utilizava 3.0 TFSI V6 com potência de 333 cv e torque de 44,9 kgfm. O atual recebeu o 3.0 TFSI V6 com turbo compressor, o qual entrega 340 cv e 51 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem S tronic com sete marchas e tração quatro. O sistema monitora as condições do piso e envia tração para as rodas traseiras automaticamente quando necessário.

Para que o motorista se sinta realmente no comando do carro tem o Audi Drive Select com 5 funções de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Auto.

Audi A6 Performance

Na pista, impressiona!

Só na pista é que os modelos esportivos mostram do que são capazes, por isso levamos o A6 da Audi para Limeira (SP), no campo de provas da ZF, onde o carro pode ser levado ao limite com muita segurança.

Começamos pela aceleração. No ensaio de 0-40 km/h, comum ao arrancar em um semáforo, ele precisou de apenas 1s51 para chegar a esta velocidade. Daqui para frente é necessário cuidado, principalmente nos semáforos com radar de velocidade, levando-se em conta que a velocidade média é de 50 km/h nas ruas e avenidas da maioria das cidades brasileiras. Para sair da situação estática e atingir 60 km/h, gasta 2s47.

Audi A6 Performance

Também na rodovia, o condutor precisa manter a atenção, moderar a pressão no pedal do acelerador, pois para atingir 120 km/h são necessários 7s07.

Ao controlar a velocidade, o motorista pode confiar nas informações mostradas no velocímetro digital. Nossas aferições confirmaram precisão de quase 100%, a diferença de 0,5 km/h apareceu na velocidade de 100 km/h, ou seja, o velocímetro mostra 100 km/h e a real é de 99,5 km/h, a mesma diferença foi detectada ao atingir 160 km/h. Neste caso é melhor não tentar conferir, pois sabemos que a máxima nas melhores rodovias do país é de 120 km/h.

Sei que vamos causar inveja: na pista, ele atingiu a velocidade máxima de 243 km/h, e poderia ser mais, pois é limitado eletronicamente a 250 km/h.

Mas o carro não precisa só acelerar, a frenagem tem que ser segura e precisa. Na velocidade de 120 km/h ele precisa de 52,1 metros para estancar. E nos testes de fading, com os freios quentes, carregando 200 kg de lastro na velocidade de 100 km/h, utilizou 35 m até chegar ao zero.

Versões, preço, consumo de combustível

O A6 Sedan é comercializado na versão Performance com motor 3.0 TFSI, câmbio S tronic e tração quatro ao preço sugerido de R$ 426.990.

As tecnologias semiautônomas de auxílio ao motorista integram o pacote, entre elas: sistema que mantém o veículo dentro da faixa, que controla a aceleração e frenagem para manter a distância do que vai à frente, reconhece a iminência de uma colisão e aumenta a tensão dos cintos dianteiros e fecha o teto solar e vidros. Tem ainda aviso de perigo ao sair do veículo, aviso de perigo em mudança de faixa, assistente de tráfego transversal na retaguarda que informa o motorista sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira e a câmera 360°, que auxilia na hora de estacionar ao mostrar o veículo digitalmente no display do multimídia.

Foi incluída também a tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. O sistema de roda-livre permite se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado apenas aproveitando a inércia.

Audi A6 Performance

Movido a gasolina, o consumo urbano é de 5,4 km/l, na rodovia 11,5 km/l, o que confere média PECO (cidade/estrada) de 8,1 km/l.

Entre os opcionais figuram a pintura metálica/perolizada (R$ 4.000), Head-up display (R$ 10.000), Night Vision Assist (R$ 16.000), rodas 20″ (R$ 4.000) e faróis Full Led Matrix HD com luz de direção dinâmica (R$ 13.000).

Conclusão

As modificações estéticas e mecânicas fizeram muito bem ao sedã executivo da Audi. No exterior as linhas modernas, grades renovadas, tamanho das rodas, deixaram o carro com visual esportivo, sem perder a estética de um sedã executivo. O novo motor e câmbio, assim como toda a parte mecânica estão bem ajustados, oferecem o melhor da performance, sem comprometer a dirigibilidade e conforto dos ocupantes. O motorista só deve ficar muito atento para não infringir as leis de trânsito e receber a indesejada multa por excesso de velocidade.

Ficha técnica Audi A6 Performance

·         DADOS DE FÁBRICA
Motor V6 3.0L Turbo
Cilindrada 2.995 cm³
Potência 340 cv a 5.000 rpm
Torque 51 kgfm a 1370 rpm
Câmbio  S Tronic, automatizado de 7 marchas
Suspensão (dianteira / traseira) Indep. Braços sobrepostos/Indep. Multibraço
Pneus e rodas 255/40 R20Y Pirelli PZero
Freios (dianteira / traseira) Disco ventilado/Disco ventilado
Peso (kg) 1.935 kg
Comprimento (mm) 4.3939 mm
Largura (mm) 1.886 mm
Altura (mm) 1.457 mm
Entre-eixos (mm) 2.924 mm
Porta-malas (litros) 530 l
Tanque de combustível (litros) 73 l
Preço R$ 426.990,00
·         NOSSAS MEDIÇÕES
Aceleração (em segundos)
0 a 100 km/h 5,21s
0 a 400 m (km/h) 13,46s (168,3 km/h)
Retomada (em segundos)
40-100 km/h em Drive 3,94s
60-120 km/h em Drive 4,54s
80-120 km/h em 4ª marcha 3,21s
Frenagem (em metros)
80-0 km/h 23 m
100-0 km/h 35,9m
120-0 km/h 52,1m
Fading dos freios (em metros) 100-0 km/h, carregado (200 kg)
1ª frenagem 35,6 m
Pior frenagem 35,7
Melhor frenagem 34,8
·         MEDIÇÕES MERCADO
Consumo (em km/l)
Cidade gasolina 5,4 km/l
Rodovia gasolina 11,5 km/l
Média PECO 8,1 km/l
Autonomia (km) 595 km
·         PREÇOS E CUSTOS
Carro testado R$ 472.390,00
Versão básica R$ 426.990,00
*Desvalorização (1 ano) 13,6%
Garantia 2 anos
IPVA (4%) R$ 17.079,60
**Seguro
Revisões (até 30 mil km) R$ 6.420,00
·         AVALIAÇÃO MERCADO
Preço básico 9,0
Preço completo 7,0
Consumo médio 5,0
Autonomia 8,0
Garantia 6,0
Seguro n/d
Revisão 10,0
Desvalorização 9,5
Pintura 0
Média final 6,8
·         NOSSA AVALIAÇÃO
Carroceria 8,7
Segurança 9,4
Conforto de rodagem 9,0
Propulsão 8,9
Comportamento 8,1
Média final 8,8

*Fonte: FIPE
**Fonte: Solid Seguros

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