Com 340 cv de potência, a fabricante alemã uniu o conforto de um sedã executivo com a performance de um compacto esportivo
No final de 2019, chegou ao mercado nacional o Audi A6. O sedã recebeu alterações visuais e mecânicas. As linhas adotadas na carroceria seguem o padrão do modelo que passou a ser referência em identidade da marca, o SUV Q8. A grande grade dianteira é nova, recebeu novos faróis com DRL, e o para-choque ganhou grades menores.
Para-lamas e portas com vincos acentuados, os quais passam a impressão de movimento, espelhos retrovisores com luzes repetidoras, rodas de liga- leve aro 20 e pneus 255/40 compõem o conjunto lateral.
Na traseira, lanternas que invadem a tampa do porta-malas, ostenta no centro as quatro argolas entrelaçadas, símbolo da Audi. O para-choque tem dois tons, a parte superior na cor veículo e a inferior na cor preta, e nas pontas refletores.
Audi A6 Sedan: interior requintado e muito espaço
Nos dias de hoje, ao procurar um novo carro, o provável comprador não pergunta só sobre as informações de motor e desempenho, a central multimídia tem que oferecer vários recursos. Assim, a Audi incluiu no A6 a central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen) de 10,1”, compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Disponibiliza informações de navegação, seleção de emissoras de rádio (AM/FM) e entradas USB. O sistema de som é o Bang & Olufsen 3D, com 16 alto-falantes e 705 watts de potência.
O painel de instrumentos é todo digital, fácil de visualizar, com várias opções de layout e informações do computador de bordo. O sistema de ar-condicionado é digital duas zonas, inclusive nas saídas para os ocupantes do banco traseiro.
No display inferior de 8,6”, está o acesso ao controle de climatização, funções de conforto e a entrada de texto escrito, que antes era feita no console.
Em dimensões, o Audi A6 2020 privilegia o conforto dos ocupantes. Ele mede 4.939 milímetros de comprimento, 2.110 mm de largura, 2.924 mm de entre-eixos e altura de 1.457 mm. O porta-malas tem capacidade para 530 litros.
Motor mais potente
A versão anterior do A6 utilizava 3.0 TFSI V6 com potência de 333 cv e torque de 44,9 kgfm. O atual recebeu o 3.0 TFSI V6 com turbo compressor, o qual entrega 340 cv e 51 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem S tronic com sete marchas e tração quatro. O sistema monitora as condições do piso e envia tração para as rodas traseiras automaticamente quando necessário.
Para que o motorista se sinta realmente no comando do carro tem o Audi Drive Select com 5 funções de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Auto.
Na pista, impressiona!
Só na pista é que os modelos esportivos mostram do que são capazes, por isso levamos o A6 da Audi para Limeira (SP), no campo de provas da ZF, onde o carro pode ser levado ao limite com muita segurança.
Começamos pela aceleração. No ensaio de 0-40 km/h, comum ao arrancar em um semáforo, ele precisou de apenas 1s51 para chegar a esta velocidade. Daqui para frente é necessário cuidado, principalmente nos semáforos com radar de velocidade, levando-se em conta que a velocidade média é de 50 km/h nas ruas e avenidas da maioria das cidades brasileiras. Para sair da situação estática e atingir 60 km/h, gasta 2s47.
Também na rodovia, o condutor precisa manter a atenção, moderar a pressão no pedal do acelerador, pois para atingir 120 km/h são necessários 7s07.
Ao controlar a velocidade, o motorista pode confiar nas informações mostradas no velocímetro digital. Nossas aferições confirmaram precisão de quase 100%, a diferença de 0,5 km/h apareceu na velocidade de 100 km/h, ou seja, o velocímetro mostra 100 km/h e a real é de 99,5 km/h, a mesma diferença foi detectada ao atingir 160 km/h. Neste caso é melhor não tentar conferir, pois sabemos que a máxima nas melhores rodovias do país é de 120 km/h.
Sei que vamos causar inveja: na pista, ele atingiu a velocidade máxima de 243 km/h, e poderia ser mais, pois é limitado eletronicamente a 250 km/h.
Mas o carro não precisa só acelerar, a frenagem tem que ser segura e precisa. Na velocidade de 120 km/h ele precisa de 52,1 metros para estancar. E nos testes de fading, com os freios quentes, carregando 200 kg de lastro na velocidade de 100 km/h, utilizou 35 m até chegar ao zero.
Versões, preço, consumo de combustível
O A6 Sedan é comercializado na versão Performance com motor 3.0 TFSI, câmbio S tronic e tração quatro ao preço sugerido de R$ 426.990.
As tecnologias semiautônomas de auxílio ao motorista integram o pacote, entre elas: sistema que mantém o veículo dentro da faixa, que controla a aceleração e frenagem para manter a distância do que vai à frente, reconhece a iminência de uma colisão e aumenta a tensão dos cintos dianteiros e fecha o teto solar e vidros. Tem ainda aviso de perigo ao sair do veículo, aviso de perigo em mudança de faixa, assistente de tráfego transversal na retaguarda que informa o motorista sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira e a câmera 360°, que auxilia na hora de estacionar ao mostrar o veículo digitalmente no display do multimídia.
Foi incluída também a tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. O sistema de roda-livre permite se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado apenas aproveitando a inércia.
Movido a gasolina, o consumo urbano é de 5,4 km/l, na rodovia 11,5 km/l, o que confere média PECO (cidade/estrada) de 8,1 km/l.
Entre os opcionais figuram a pintura metálica/perolizada (R$ 4.000), Head-up display (R$ 10.000), Night Vision Assist (R$ 16.000), rodas 20″ (R$ 4.000) e faróis Full Led Matrix HD com luz de direção dinâmica (R$ 13.000).
Conclusão
As modificações estéticas e mecânicas fizeram muito bem ao sedã executivo da Audi. No exterior as linhas modernas, grades renovadas, tamanho das rodas, deixaram o carro com visual esportivo, sem perder a estética de um sedã executivo. O novo motor e câmbio, assim como toda a parte mecânica estão bem ajustados, oferecem o melhor da performance, sem comprometer a dirigibilidade e conforto dos ocupantes. O motorista só deve ficar muito atento para não infringir as leis de trânsito e receber a indesejada multa por excesso de velocidade.
Ficha técnica Audi A6 Performance
· DADOS DE FÁBRICA | |
Motor | V6 3.0L Turbo |
Cilindrada | 2.995 cm³ |
Potência | 340 cv a 5.000 rpm |
Torque | 51 kgfm a 1370 rpm |
Câmbio | S Tronic, automatizado de 7 marchas |
Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. Braços sobrepostos/Indep. Multibraço |
Pneus e rodas | 255/40 R20Y Pirelli PZero |
Freios (dianteira / traseira) | Disco ventilado/Disco ventilado |
Peso (kg) | 1.935 kg |
Comprimento (mm) | 4.3939 mm |
Largura (mm) | 1.886 mm |
Altura (mm) | 1.457 mm |
Entre-eixos (mm) | 2.924 mm |
Porta-malas (litros) | 530 l |
Tanque de combustível (litros) | 73 l |
Preço | R$ 426.990,00 |
· NOSSAS MEDIÇÕES | |
Aceleração (em segundos) | |
0 a 100 km/h | 5,21s |
0 a 400 m (km/h) | 13,46s (168,3 km/h) |
Retomada (em segundos) | |
40-100 km/h em Drive | 3,94s |
60-120 km/h em Drive | 4,54s |
80-120 km/h em 4ª marcha | 3,21s |
Frenagem (em metros) | |
80-0 km/h | 23 m |
100-0 km/h | 35,9m |
120-0 km/h | 52,1m |
Fading dos freios (em metros) 100-0 km/h, carregado (200 kg) | |
1ª frenagem | 35,6 m |
Pior frenagem | 35,7 |
Melhor frenagem | 34,8 |
· MEDIÇÕES MERCADO | |
Consumo (em km/l) | |
Cidade gasolina | 5,4 km/l |
Rodovia gasolina | 11,5 km/l |
Média PECO | 8,1 km/l |
Autonomia (km) | 595 km |
· PREÇOS E CUSTOS | |
Carro testado | R$ 472.390,00 |
Versão básica | R$ 426.990,00 |
*Desvalorização (1 ano) | 13,6% |
Garantia | 2 anos |
IPVA (4%) | R$ 17.079,60 |
**Seguro | |
Revisões (até 30 mil km) | R$ 6.420,00 |
· AVALIAÇÃO MERCADO | |
Preço básico | 9,0 |
Preço completo | 7,0 |
Consumo médio | 5,0 |
Autonomia | 8,0 |
Garantia | 6,0 |
Seguro | n/d |
Revisão | 10,0 |
Desvalorização | 9,5 |
Pintura | 0 |
Média final | 6,8 |
· NOSSA AVALIAÇÃO | |
Carroceria | 8,7 |
Segurança | 9,4 |
Conforto de rodagem | 9,0 |
Propulsão | 8,9 |
Comportamento | 8,1 |
Média final | 8,8 |
*Fonte: FIPE
**Fonte: Solid Seguros