Versão esportiva tem motor 1.0 turbo de até 130 cv, preço de até R$ 179,9 mil, mas faltam alguns equipamentos de segurança
A Stellantis aos poucos começa a ampliar a eletrificação nos seus veículos. Portanto, após o colocar um sistema híbrido leve no Pulse e Fastback, que sofreram críticas. Essa tecnologia passou a equipar os 208 e 2008, que neste caso explicam melhor como funciona o sistema no painel digital dos modelos. Além disso, o motor T200 1.0 litro turbo de até 130 cv, utilizado pelos utilitários da Fiat, também equipam os modelos da Peugeot.
A Revista Carro, que já tinha avaliado o 2008 GT Hybrid no lançamento, agora ficou uma semana com a versão eletrificada, que é negociada por R$ 179,9 mil, além de ter um bom acabamento interno, conectividade, só que falta sistemas de segurança como controle de cruzeiro adaptativo.
Como funciona o híbrido leve
O conjunto combina o motor 1.0 turbo de três cilindros, com 130 cv e 20,4 kgfm, ao câmbio CVT que simula sete marchas. O sistema híbrido leve (MHEV) adiciona uma bateria de íons de lítio de 0,8 kWh instalada sob o banco dianteiro e um motor elétrico de 12 volts integrado ao câmbio. Esse motor substitui o alternador e o motor de partida, reduzindo o esforço do propulsor a combustão e recuperando energia em desacelerações e frenagens.
Durante a condução, o funcionamento do sistema é imperceptível. Em retomadas e arrancadas, a assistência elétrica contribui para respostas mais rápidas e para a operação do start-stop, que atua com suavidade e sem vibrações. O propulsor elétrico também mantém componentes como ar-condicionado e direção elétrica em operação durante breves paradas.
Melhor do que nos modelos Fiat, o painel do Peugeot indica de forma mais clara e assertiva quando o sistema está em modo de regeneração, assistência ou inatividade. A central multimídia exibe o fluxo de energia em tempo real, permitindo acompanhar a atuação da bateria e do motor elétrico. Desta forma, a Stellantis corrija a falta de explicação ao motorista como indicações mais claras.
Dia a dia e consumo
Nos testes realizados em trajeto urbano e rodoviário ao longo de sete dias, o consumo médio ficou entre 8 km/l e 14,4 km/l com etanol, dependendo do tipo de uso. Em circuito urbano, o sistema híbrido leve mostrou eficiência nas saídas de semáforo e no trânsito intenso, aproveitando bem a regeneração de energia. Em rodovia, o câmbio CVT manteve o motor em rotações baixas, o que favoreceu o consumo.
Embora a explicação de como o sistema funciona no painel, o conjunto mecânico entrega desempenho semelhante ao de Pulse e Fastback T200. A direção elétrica tem boa precisão e a suspensão, com acerto específico para o modelo, oferece estabilidade e conforto. A calibração privilegia o uso urbano, sem comprometer a estabilidade em velocidades mais altas.
Equipamentos
A versão GT avaliada mantém o visual conhecido do 2008 nacional. Os faróis full LED com projetores, a grade na cor da carroceria e o teto panorâmico estão presentes, assim como o emblema “Turbo 200 Hybrid” na tampa traseira.
No interior, o i-Cockpit 3D segue como destaque, com painel digital configurável e volante pequeno com comandos integrados. A central multimídia de 10 polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O sistema MyPeugeot permite acesso remoto a informações do veículo, como autonomia, consumo e agendamento de revisões. Aqui, tudo funciona bem, já que a multimídia não tem mais engasgos, a câmera de ré teve melhorias da resolução e o painel 3D deixa o carro futurista.
Em relação ao pacote de segurança, o 2008 GT Hybrid vem equipado com seis airbags, alerta de colisão, frenagem automática, assistente de farol alto, reconhecimento de placas, alerta e correção de faixa, detector de fadiga, só que faltou um controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo.
Concorrentes
Vale lembrar que todas as configurações do Peugeot 2008 são equipados com transmissão automática com o motor T200, sendo que o sistema híbrido leve fica restrito apenas para a versão topo de gama GT Hybrid, que é negociada no site da marca por R$ 179.990, mas é possível achar promoções por R$ 162.990, um desconto de até R$ 17 mil.
O Peugeot 2008 GT Hybrid atua em um dos segmentos mais disputados do mercado, o de SUVs compactos. Produzido na Argentina, o modelo concorre diretamente com Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross nas versões de topo.
O diferencial do utilitário é o sistema híbrido leve, que atende consumidores interessados em veículos eletrificados, mas que ainda buscam opções mais acessíveis dentro da categoria. Por outro lado, a tecnologia MHEV representa uma solução de entrada, com menor capacidade de economia em relação aos híbridos convencionais e plug-in, que contam com maior participação elétrica na propulsão.
A Stellantis se beneficia do fato de essas tecnologias mais avançadas estarem concentradas em modelos premium ou em carros de origem chinesa, segmento que ainda gera resistência em parte do público, apesar do crescimento constante nas vendas das marcas asiáticas no Brasil.