Já está disponível nas concessionárias Audi no Brasil o TTS Coupé, a versão mais esportiva do TT. Diferentemente do seu irmão “comportado”, o TTS se destaca pela calibração mais potente do motor 2.0 turbo e pela tração integral quattro. Todavia, a esses benefícios está atrelado um “sacrifício”: convivência urbana com ele, nem pensar.

Custando R$ 299.990, pesando 105 kg a mais que o TT Coupé e dotado de rodas maiores, de 19″, o TTS privilegia o desempenho em detrimento do conforto. Mesmo dispondo da tecnologia Magnetic Ride da Audi, cuja suspensão possui sensores eletrônicos e amortecedores ajustáveis eletronicamente, cada impacto na via é transmitido à cabine, por vezes até com batidas secas. E, obviamente, esse prejuízo é mais impactante na utilização diária nas grandes cidades, onde o asfalto normalmente é bastante castigado.

O TTS leva menos de 5s para acelerar de 0 a 100 km/h

Em compensação, em estradas, a suspensão mais dura se revela uma vantagem. Aliado à tração quattro, o TTS exibe estabilidade ainda melhor, assim como a conectividade entre homem e máquina – em relação ao TT convencional –, aumentando o prazer ao dirigir.

Sob o capô, ele entrega 24% a mais de potência em relação ao modelo regular. São 286 cv extraídos do mesmo motor 2.0 TFSI, além dos 38,7 kgfm de torque, trabalhando com o mesmo câmbio robotizado de dupla embreagem S-Tronic de seis marchas. Com esse conjunto, o TTS Coupé foi capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4s9, ou pouco mais de um segundo mais rápido que a versão convencional.

O painel digital é um dos destaques internos

Em retomadas, a diferença mais discrepante foi a de 60 km/h a 120 km/h, realizada em 4s68, contra os 5s7 do TT. Se a diferença na pista de teste parece não justificar os R$ 74.000 adicionais, ao menos o pacote de equipamentos do TTS é completo. Ele traz de série o quadro de instrumentos digital e comandos do ar-condicionado de duas zonas incorporados às saídas de ventilação, como no TT. Mas inclui o que só é opcional no modelo mais barato: o sistema de áudio da marca Bang & Olufsen, navegador e sensores de manobra dianteiro e traseiro com câmera de ré.

Além disso, a cabine do TTS se caracteriza pelos bancos com revestimento de couro e visual exclusivo, assim como a identificação nas soleiras das portas.

NOSSAS MEDIÇÕES

Acelerações em segundos
0-40 km/h (m) 1,30 (8,2)
0-60 km/h (m) 2,3 (21,3)
0-80 km/h (m) 3,4 (45,8)
0-100 km/h (m) 4,9 (80,1)
0-120 km/h (m) 6,7 (133,9)
0-140 km/h (m) 8,8 (211,5)
0-160 km/h (m) 11,5 (322,9)
0-180 km/h (m) 14,8 (482,4)
0-200 km/h (m) 19,2 (702,8)
0-400 m (km/h) 13,1 (170,3)
0-1000 m (km/h) 24,1 (216,6)
RETOMADA
40-100 km/h em Drive 4,4
60-120 km/h em Drive 4,7
80-120 km/h em Drive 3,4
FRENAGEM EM METROS
60-0 km/h 12,8
80-0 km/h 23,1
100-0 km/h 35,9
120-0 km/h 52,7
CONSUMO em km/l de gasolina
Consumo cidade 7,7
Consumo estrada 12
Consumo médio (PECO) 9,6
Autonomia em km 528

DADOS DE FÁBRICA

Dados de Fábrica
Velocidade máxima 250
Motor disposição/número de válvulas L4, diant., trans., turbo/16
Cilindrada (cm³) 1.984
Potência (cv) 286 (g) a 5.300 rpm
Torque (mkfg) 38,7 (g) a 1.800 rpm
Câmbio Dupla embreagem, 6 marchas
Suspensão (dianteira/traseira) McPherson/multibraço
Peso vazio/cap. máxima de carga (kg) 1.365/n/d
diametro de giro (m) (esq./dir.) n/d
Porta-malas (litros) 305
Peso rebocável (kg) (sem freio) n/d
Tanque de combustível (litros) 55
Pneus (veículos testado) Hankook Ventus Evo 245/25 R19
Comprimento/largura/altura (mm) 4.191/1.832/1.343
Entre-eixos (mm) 2.505
Share This