Já está disponível nas concessionárias Audi no Brasil o TTS Coupé, a versão mais esportiva do TT. Diferentemente do seu irmão “comportado”, o TTS se destaca pela calibração mais potente do motor 2.0 turbo e pela tração integral quattro. Todavia, a esses benefícios está atrelado um “sacrifício”: convivência urbana com ele, nem pensar.
Custando R$ 299.990, pesando 105 kg a mais que o TT Coupé e dotado de rodas maiores, de 19″, o TTS privilegia o desempenho em detrimento do conforto. Mesmo dispondo da tecnologia Magnetic Ride da Audi, cuja suspensão possui sensores eletrônicos e amortecedores ajustáveis eletronicamente, cada impacto na via é transmitido à cabine, por vezes até com batidas secas. E, obviamente, esse prejuízo é mais impactante na utilização diária nas grandes cidades, onde o asfalto normalmente é bastante castigado.
Em compensação, em estradas, a suspensão mais dura se revela uma vantagem. Aliado à tração quattro, o TTS exibe estabilidade ainda melhor, assim como a conectividade entre homem e máquina – em relação ao TT convencional –, aumentando o prazer ao dirigir.
Sob o capô, ele entrega 24% a mais de potência em relação ao modelo regular. São 286 cv extraídos do mesmo motor 2.0 TFSI, além dos 38,7 kgfm de torque, trabalhando com o mesmo câmbio robotizado de dupla embreagem S-Tronic de seis marchas. Com esse conjunto, o TTS Coupé foi capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4s9, ou pouco mais de um segundo mais rápido que a versão convencional.
Em retomadas, a diferença mais discrepante foi a de 60 km/h a 120 km/h, realizada em 4s68, contra os 5s7 do TT. Se a diferença na pista de teste parece não justificar os R$ 74.000 adicionais, ao menos o pacote de equipamentos do TTS é completo. Ele traz de série o quadro de instrumentos digital e comandos do ar-condicionado de duas zonas incorporados às saídas de ventilação, como no TT. Mas inclui o que só é opcional no modelo mais barato: o sistema de áudio da marca Bang & Olufsen, navegador e sensores de manobra dianteiro e traseiro com câmera de ré.
Além disso, a cabine do TTS se caracteriza pelos bancos com revestimento de couro e visual exclusivo, assim como a identificação nas soleiras das portas.
NOSSAS MEDIÇÕES
Acelerações em segundos | |
0-40 km/h (m) | 1,30 (8,2) |
0-60 km/h (m) | 2,3 (21,3) |
0-80 km/h (m) | 3,4 (45,8) |
0-100 km/h (m) | 4,9 (80,1) |
0-120 km/h (m) | 6,7 (133,9) |
0-140 km/h (m) | 8,8 (211,5) |
0-160 km/h (m) | 11,5 (322,9) |
0-180 km/h (m) | 14,8 (482,4) |
0-200 km/h (m) | 19,2 (702,8) |
0-400 m (km/h) | 13,1 (170,3) |
0-1000 m (km/h) | 24,1 (216,6) |
RETOMADA | |
40-100 km/h em Drive | 4,4 |
60-120 km/h em Drive | 4,7 |
80-120 km/h em Drive | 3,4 |
FRENAGEM EM METROS | |
60-0 km/h | 12,8 |
80-0 km/h | 23,1 |
100-0 km/h | 35,9 |
120-0 km/h | 52,7 |
CONSUMO em km/l de gasolina | |
Consumo cidade | 7,7 |
Consumo estrada | 12 |
Consumo médio (PECO) | 9,6 |
Autonomia em km | 528 |
DADOS DE FÁBRICA
Dados de Fábrica | |
Velocidade máxima | 250 |
Motor disposição/número de válvulas | L4, diant., trans., turbo/16 |
Cilindrada (cm³) | 1.984 |
Potência (cv) | 286 (g) a 5.300 rpm |
Torque (mkfg) | 38,7 (g) a 1.800 rpm |
Câmbio | Dupla embreagem, 6 marchas |
Suspensão (dianteira/traseira) | McPherson/multibraço |
Peso vazio/cap. máxima de carga (kg) | 1.365/n/d |
diametro de giro (m) (esq./dir.) | n/d |
Porta-malas (litros) | 305 |
Peso rebocável (kg) (sem freio) | n/d |
Tanque de combustível (litros) | 55 |
Pneus (veículos testado) | Hankook Ventus Evo 245/25 R19 |
Comprimento/largura/altura (mm) | 4.191/1.832/1.343 |
Entre-eixos (mm) | 2.505 |