Audi S3 já está à venda nas revendas da marca no país

Como costumam dizer os apresentadores Jeremy Clarkson e Richard Hammond, do cultuado programa automotivo Top Gear (um dos mais famosos da TV em todo o mundo), existem carros que, mesmo não sendo os mais potentes, rápidos ou famosos do mundo, conseguem a façanha de manter um sorriso estampado na cara do motorista durante um bom tempo. É o caso do Audi S3 Sportback, que tivemos a felicidade de conduzir na Alemanha, e que já está sendo oferecido no Brasil, por R$ 205.500.

Rodas, aerofólio, saias laterais... tudo é exclusivo na versão esportiva

Como o nome indica, trata-se da versão mais “condimentada” do A3 Sportback, e traz, como principais atributos, um visual exclusivo, realçado por spoilers, saias laterais e rodas de liga leve aro 18″. Atrás, a dupla saída de escapamento ajuda a identificar a versão, assim como os logotipos. Os pneus, na medida 225/40, têm baixa resistência ao rolamento e os freios dianteiros possuem discos com 340 mm de diâmetro e pinças vermelhas, para realçar a esportividade.

Interior completo e ergonomia impecável

E se por fora a aparência do novo S3 impressiona, na parte de dentro a situação não é diferente. O acabamento de primeira inclui bancos esportivos revestidos de couro, sistema multimídia com navegador e áudio da marca Bang & Olufsen, conexão Bluetooth, ar-condicionado automático de duas zonas, volante multifunção, entre outros.

Espeço adequado também na traseira

O espaço na traseira é adequado para dois adultos, mesmo com o teto solar. O porta-malas é idêntico ao da versão convencional (000 litros) e pode ser ampliada rebatendo-se os bancos traseiros.

O motor 4 cilindros do S3 é uma pequena joia da engenharia: 280 cv e 38,8 mkgf

Mas o melhor do S3 está alojado sob o capô. O novo motor 2.0 turbo com injeção direta (TFSI), embora similar ao anterior, foi totalmente repojetado, de acordo com a Audi, e produz 280 cv a 5.500 rpm e 38,8 mkgf entre 1.800 e 5.500 rpm. Combinado com esse propulsor, o Sportback conta com um câmbio S tronic de 6 marchas e acionamento por borboletas junto ao volante. A tração – como não poderia deixar de ser – é a quattro, integral permanente.

A “cereja do bolo” no conjunto é o sistema Drive Select, que permite optar entre os seguintes modos de condução Efficiency, Comfort, Auto, Individual e Dynamic. A primeira prioriza o baixo consumo de combustível e, ao selecioná-la, o condutor passa a ter em mãos um carro mais “comportado”. Já no modo Dynamic, o efeito é o oposto. As respostas do acelerador eletrônico, do câmbio e da assistência elétrica da direção se tornam mais ágeis, além do escapamento, que se torna mais ruidoso. 

Em um percurso pelo sul da Alemanha, pudemos avaliar o comportamento do Audi S3 em diversas condições, incluindo as famosas autobahnen (auto-estradas com trechos sem limite de velocidade), circuitos urbanos e trechos sinuosos de serra. A posição de dirigir, como em todo automóvel alemão premium, é irrepreensível e as borboletas para trocas de marcha contribuem muito para o prazer ao dirigir.

Além disso, o Audi S3 ainda possui suspensão exclusiva, 25 mm mais baixa que a convencional, que também contribui para a estabilidade e segurança direcional. Como se não bastasse, o modelo também conta com uma nova distribuição de carga nos eixos: 59% no dianteiro e 41% no traseiro.

Em uma autobahn, pudemos explorar o S3 “sem dó”, mantendo uma velocidade média de 240 km/h sem qualquer problema. Mas ao chegar em um trecho sinuoso, na região do Tirol, já na Áustria, é que pudemos conferir o melhor do Sportback. Com curvas travadas de diversos tipos, a estradinha era um verdadeiro parque de diversões para o Audi.

Com o modo Dynamic selecionado e trocas de marcha efetuadas por meio das borboletas, o espoucar do escapamento nas reduções quebrava o silêncio na região. Nessa hora, me vi no retrovisor e percebi que havia um sorriso em meus lábios que me acompanhava desde o início do trecho montanhoso. Sensacional.

O meu trecho da avaliação terminou em Kitzbuhel, uma das estações de esqui mais conhecidas da região. Não se trata de nenhum metrópole, mas havia um trânsito movimentado no qual foi possível avaliar o comportamento do modelo, que não decepcionou. O start-stop ajudou a economizar combustível e as ruas bem pavimentadas da cidade não penalizaram o conforto (embora a suspensão do S3 seja bem mais dura que a do A3).

Ao fim da viagem, a constatação é de que o Audi S3 Sportback consegue conciliar, com rara felicidade, características esportivas como a excelente estabilidade e a agilidade, com o conforto e o espaço para quatro adultos. Existem, por certo, modelos que combinam essas mesmas características, e de maneira até mais harmoniosa. Mas para quem – como eu – prefere carros de dimensões menores, esse Audi é a escolha certa. 

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