A Audi, na opinião do CEO Jörg Hofmann, está bem satifsfeita com o desempenho no Brasil este ano. Agosto, por exemplo, foi o melhor mês de vendas em toda sua história no país: mais de 1.900 carros emplacados. Até agora, a marca cresceu 40% em 2015, enquanto o mercado recuou mais de 20%. Com isso, a Audi se tornou líder do segmento premium, à frente de BMW e Mercedes-Benz, esperando vender quase 16 mil carros até o final de 2015. Mas esses números podem melhorar ainda mais devido ao lançamento do A3 Sedan brasileiro.
Hofmann contou a jornalistas nesta terça-feira (15), no Salão de Frankfurt, que a produção local do modelo iniciará oficialmente na primeira semana de outubro, em São José dos Pinhais (PR). O carro usará o motor TFSI 1.4 flex de 150 cv de potência. O Brasil será o único país do mundo em que a Audi utilizará a tecnologia flex. Hofmann anunciou também que será mantida uma segunda opção de motor, o 2.0 de 220 cv, que é importado e somente a gasolina.
As vendas do sedã com motor 1.4 TFSI começam em novembro, com produção estimada até o final do ano de 1.000 unidades. Para 2016, a meta é fabricar 10 mil A3 Sedan no Paraná. Também no ano que vem começam as vendas do crossover Q3 (abril) e do novo A4 (primeiro semestre), além da importação do Q5 fabricado no México.
Para atingir metas desafiadoras, Hofmann conta com a estratégia de manter o preço competitivo. Segundo ele, dividindo o preço pela quantidade de cavalos do motor, o novo Audi A3 Sedan terá um custo/benefício melhor para conquistar o mercado, inclusive ante novos concorrentes nacionais de maior porte, como BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
A4 É O FOCO
O estande da Audi no Salão de Frankfurt é exuberante, como sempre acontece a cada dois anos no evento alemão. A grande estrela é o novo A4, quinta geração do modelo. Luca de Meo, membro do conselho de vendas e marketing da Audi, falou sobre o sucesso do sedã: “Quase um em cada cinco modelos Audi vendidos em todo o mundo é um A4. Se todos fossem somados, considerando o primeiro Audi 80, de 1972, chegaríamos a cerca de 12 milhões de unidades, o que faria do A4 o Audi mais vendido de todos os tempos.”
No visual, o modelo teve mudanças discretas, como um filete cromado na grade dianteira, mais requintado. Os faróis ficaram diferentes, com detalhes interessantes de luzes diurnas de LEDs. Aspecto curioso é que os retrovisores foram fixados nas portas, e não no canto inferior das janelas. Esse recurso, somado a outros, melhorou o coeficiente aerodinâmico, agora de apenas 0,23. Nada mal para um sedã.
Grande atração desse modelo é a plataforma modular MLB, do Grupo Volkswagen, utilizada anteriormente apenas por modelos maiores. Era a base, por exemplo, do Q7. Isso permitiu uma redução de 120 kg no peso do novo A4, ainda que ele tenha ficado maior que o antecessor, com mais conforto para os ocupantes. Por sinal, o modelo ficou bem mais requintado, ganhando até massageador nos bancos (como opcional).
Destaque para o motor 2.0 TFSI, totalmente redimensionado, resultando em maior eficiência. Veja: 190 cv de potência (32 kgfm de torque) e um consumo, segundo a Audi, de apenas 20,8 km/l de gasolina. O motor mais potente da gama, entretanto, não será a gasolina: trata-se de um V6 a diesel com 272 cv. Acompanhando a motorização, a novidade fica por conta do câmbio S tronic de dupla embreagem e sete marchas, que já equipa outros modelos da marca (antes, usava um CVT).
No interior, o Audi A4 ganhou inovações que merecem menção, como o quadro de instrumentos digital, denominado Virtual Cockpit, que já estreou no TT. Trata-se de uma enorme tela de 12,3 polegadas, com ótima visualização.
QUATTRO EM AÇÃO
O topo da gama A4, os esportivos S, também foram mostrados com destaque na apresentação da marca em Frankfurt, que ressaltou o design leve, os motores potentes e um extenso pacote de tecnologias.
Ulrich Hackenberg, da área de desenvolvimento técnico da Audi, disse que “a fórmula para o sucesso das versões S tem sido a combinação do excelente desempenho com sua suspensão precisa, mais as tecnologias de informação e de entretenimento.”
O motor 3.0 TFSI é o coração das versões S: um V6 com potência de 354 cv. Segundo a marca, ele supera seu antecessor em termos de potência e torque, oferecendo significativa redução no consumo de combustível e também no peso. Com essa motorização o Audi S4 pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 4s7. O limitador eletrônico entra em ação a 250 km/h. A nova transmissão Tiptronic tem oito marchas.
Como em todos os modelos Audi S, o poder do 3.0 TFSI é transmitido para a estrada por meio do sistema quattro, de tração permanente em todas as rodas. Todo o conjunto foi desenvolvido para dar maior segurança e esportividade ao dirigir, mesmo em alta velocidade. A suspensão se ajusta automaticamente em vários modos de direção.
No exterior, os retrovisores de alumínio são um destaque visual sobre as linhas laterais. Apesar de bastante esportivo, os dois modelos transportam cinco passageiros confortavelmente a bordo de seus 4,74 metros.