A Audi antecipou nesta quarta-feira (4) um de seus principais destaques para o Salão de Frankfurt, o Sport quattro concept. O modelo faz uma referência aos 30 anos da apresentação de seu antecessor, o Sport quattro, que também surgiu na mesma mostra alemã. À época, o modelo de 306 cv foi feito especialmente pela Audi seguindo as normas do World Rally Championship (campeonato mundial de rali).
Três décadas depois, o protótipo adota carroceria cupê e contará com um sistema de propulsão híbrida para entregar 700 cv. A ideia da Audi é mostrar que seu sistema de tração integral quattro não é apenas uma tecnologia, mas um recurso que aprimora a segurança ao dirigir, além da esportividade para quem busca alcançar o máximo em comportamento dinâmcio. Segundo a fabricante, já foram comercializados mais de cinco milhões de unidades equipadas com a tração integral quattro desde sua introdução no mercado na década de 1980.
No design, o protótipo se destaca pelas rodas aro 21″ e a baixa altura. Com 4,60 m de comprimento e 1,94 m de largura, ele tem apenas 1,38 m de altura. Com capacidade para 300 litros de bagagem, seu porta-malas até que confere certa versatilidade ao modelo. Os interessantes faróis de led Matrix que compõem a dianteira do cupê, com um belo efeito visual, serão incorporados também pelo A8. O conjunto de diodos emissores de luz funcionam em conjunto com um elaborado sistema de lentes e refletores para garantir a melhor iluminação possível.
A grade dianteira, por sua vez, antecipa o padrão que será adotado pela marca para seus próximos produtos. Ela é formada por um único quadro e as entradas de ajudam a conferir visual ainda mais esportivo.
Os 700 cv e 81,5 mkgf de torque são oriundos de um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina, que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico em formato de disco e fica acomodado entre o bloco a combustão e o câmbio. O sistema de cilindro por demanda (COD na sigla em inglês) é capaz de desligar 4 cilindros do V8 quando ele não é altamente demandado. O start-stop, por sua vez, também o ajuda a gastar menos combustível.
A transmissão escolhida pela Audi para direcionar a força do conjunto híbrido para a tração quattro é a tiptronic de 8 marchas. Graças ao sistema plug-in, seu conjunto de baterias pode ser abastecido em uma tomada convencional e permite ao Sport quattro concept rodar até 50 km movido somente por eletricidade. Com tudo isso, a Audi declara um ótimo consumo médio de apenas 40 km/l para o cupê. Sem deixar de lado o desempenho, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3s7 e pode alcançar 305 km/h de velocidade máxima.
Segundo publicações do grupo Motorpress, responsável no Brasil pela Revista Carro e o Carro Online, a Audi planeja introduzir o Quattro no mercado europeu já nos próximos anos.