A linha esportiva Quattro da Audi (que é reconhecida pela nomenclatura RS) deverá ganhar um novo integrante ano que vem. Trata-se do possível RS1, a versão mais nervosa do hot hatch Audi A1, que pode aparecer no próximo Salão de Genebra, na Suíça, em março de 2017. As informações são do site Automoto.

A última notícia que se tinha sobre o A1 era a de que a Audi não estava interessada em fazer uma versão Quattro do pequenino, deixando a opção S1 (de 231 cv de potência) como a mais potente do modelo. Já houve uma versão do A1 batizada de Quattro, com 255 cv, mas ela era limitada, portanto não fazia parte oficialmente do portfólio RS (Quattro) da Audi.

Audi Quattro foi a versão limitada mais potente do A1 já vendida

Agora, no entanto, segundo a publicação, uma fonte interna anônima da Audi confirmou que o RS1 está à caminho. 

Além de ter vazado a informação, a fonte também disse que o RS1 terá o mesmo motor 2.0 turbo de quatro cilindros que equipa o Audi S3, ou seja, podemos esperar que a potência do RS1 ultrapasse os 300 cv. 

Se por um lado a transformação do hot hatch em um verdadeiro foguete de bolso pode beneficiar a Audi na batalha dos compactos esportivos (que, na Europa, é repleto de opções ao consumidor, variando desde os Mini JCW, passando por Mercedes-AMG A 45, Ford Focus RS, etc.), a fabricante também deverá se preocupar com uma possível canibalização com o RS3.

Ainda que se espere uma potência menor do RS1 em relação ao RS3, seu pacote mais compacto, beneficiado pela tração integral e câmbio manual de seis velocidades (ou robotizado de dupla embreagem), pode divertir mais e, assim, atrair mais entusiastas. 

Share This